Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Negócios de alimentação extraordinários

Cristina Souza de Cristina Souza
11 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Negócios de alimentação extraordinários foodservice alimentação fora do lar

As transformações estão rápidas demais ou estávamos acostumados a um ambiente de poucas transformações nos últimos 2020 anos? Como dizer uma atrocidade dessa depois do que vivemos com a pandemia, das guerras, revoluções do passado e tensões mundiais atuais.

Mas, pense como viviam os seres na era mesozoica há cerca de 250 milhões de anos. Um tempo dominado por dinossauros, com clima árido, quente e seco, cercado por desertos arenosos e que, ao longo dos anos, passaram a conviver com a ativação de vulcões e consequente acidificação das águas da chuva e dos oceanos. Difícil né? E nós aqui reclamando de volatilidade, incertezas, ambiguidade e complexidade.

Na pesquisa Consumidor do Amanhã, desenvolvida pela Mosaiclab e apresentada em setembro no Latam Retail Show, foi identificado que houve uma grande reorganização na concentração dentre os seis diferentes perfis de consumidores, o que modifica as estruturas tradicionalmente conhecidas pelo mercado. Assim, o processo de adaptação às mudanças pelas empresas e profissionais seguirá em movimento contínuo, porque as pessoas não vão parar de se transformar.

Essas mudanças nos levam a refletir que ser muito bom em um negócio, seja lá qual for, mas especialmente no de alimentação, não é suficiente. É necessário sermos extraordinários.

Forte não? Mas, é a mais pura verdade. O cliente não precisa mais ter cargo, carro ou um roupa sofisticada para consumir nos melhores restaurantes da cidade. É só solicitar via aplicativo. É caro? Vai custar o salário de um mês? O pagamento será compartilhado entre várias pessoas, não importa! O fato é que não há barreiras para o consumo a partir do uso da tecnologia.

E o cliente julgará os produtos e serviços com todo rigor das expectativas criadas pela marca.

Na última década, o foodservice brasileiro teve uma taxa de crescimento anual de 7,5% (2011-2019) e, em 2019, teve seu marco de crescimento atingindo R$ 215 bilhões em faturamento no ano. Encolheu drasticamente no pico da pandemia e iniciou seu processo de recuperação levando a perspectivas de crescimento até 2025 de R$ 265 bi.

A responsabilidade de um negócio de alimentação extraordinário é se conectar com o cliente de maneira memorável e, para isso, é necessário reconhecer que um estabelecimento não cumpre mais um único papel. O restaurante tornou-se um hub de soluções para resolver desejos e necessidades de alimentação.

Se o cliente quiser conhecer os detalhes da origem de um vinho, o time deve estar pronto para detalhar. Se ele desejar comprar, preparar ou finalizar o produto na sua casa, deverá ser atendido nessa necessidade.

Quem diz conhecer perfeitamente o cliente e ter respostas específicas está mentindo. Vivemos por muito tempo um mercado onde tudo se encaixava, para traçar um paralelo lúdico, era um grande quebra cabeças que permitia enxergar uma imagem ao final.

O momento que vivemos nos oferece peças soltas como um lego e somente o movimento de colaboração e complementariedade nos permitirá a construir os próximos passos de evolução do foodservice.

A meta é ser extraordinário. Se não, seremos demitidos pelos nossos clientes e vamos desaparecer.

Apostar, errar, corrigir, acertar e inovar!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Metaverso inclusivo, boa intenção ou atitude com estratégia?

Próxima Postagem

Foco no cliente e inovação são as chaves para o sucesso do McDonald’s

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foco no cliente e inovação são as chaves para o sucesso do McDonald’s

Foco no cliente e inovação são as chaves para o sucesso do McDonald's

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.