Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Cultura hardcore: como os valores organizacionais afetam os consumidores

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
23 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

“Trabalhe duro ou vá embora”, disse Elon Musk, o mais novo CEO do Twitter, aos funcionários da rede social. Na última quarta-feira, 16, Musk enviou um comunicado aos colaboradores dizendo que a “cultura hardcore”, pelas palavras do homem mais rico do mundo, seria implementada na empresa. Os colaboradores que não estivessem de acordo com as jornadas de trabalho extensas e intensas seriam desligados da empresa com direito a três meses de indenização.

Isso tudo não foi comunicado por meio de uma palestra ou uma reunião. O ultimato da nova cultura foi enviado aos colaboradores através de um e-mail uma semana após a primeira reunião de Musk com seus funcionários, que, por sua vez, aconteceu uma semana depois de um corte de 50% da força de trabalho global da rede social. “Se você tem certeza de que quer fazer parte do novo Twitter, clique sim no link abaixo”, dizia a mensagem. Os que não clicaram no link foram desligados da organização.

Não é a primeira vez que Musk revela seu gosto pelo workaholismo. Durante a pandemia de covid-19, o empresário protestou contra e desafiou as ordens de isolamento social para que seus funcionários voltassem a trabalhar presencialmente na fábrica da Tesla em maio de 2020. Ainda sobre a pandemia, Musk publicou que ficar em casa durante a quarentena fez com que as pessoas pensassem que não precisam trabalhar duro. Não é de hoje que Elon Musk é considerado um chefe exigente.

Desde que o empresário assumiu o comando do Twitter, mais de 7.500 funcionários foram demitidos. Além disso, as políticas de trabalho remoto e de dias de folga devem ser encerradas. Os últimos acontecimentos da cultura organizacional da empresa não afetam apenas as mais de sete mil pessoas que foram demitidas ou os funcionários que vão precisar se adaptar ao novo modelo de trabalho. Os valores de uma organização causam impactos de dentro para fora.

Para começar, algumas empresas já suspenderam seus contratos de publicidade no Twitter. A General Motors e a Volkswagen retiraram seus anúncios da rede social por não saberem como será a gestão do novo dono da plataforma. Enquanto algumas marcas saem da rede, contas bloqueadas devem voltar à ativa. Elon Musk reativou a conta de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, que havia sido bloqueado por discurso de ódio em janeiro de 2021, quando incitou seus apoiadores a invadir o Capitólio, sede do Congresso americano.

Por fim, o impacto chegou aos consumidores finais: os usuários do Twitter. Por conta de todas as mudanças, os usuários da rede social estão descontentes e temem uma possível queda da plataforma. Como nada é insubstituível no mundo digital, o Koo, uma rede social indiana que funciona como o Twitter, ganhou notoriedade nos últimos dias. Alguns famosos brasileiros já entraram na onda e criaram um perfil no Koo, como o ator Paulo Vieira, a cantora Clarice Falcão, o influenciador Casimiro e o ator Bruno Gagliasso. Inclusive, na última sexta-feira, 18, o Koo App se tornou o assunto mais falado no próprio Twitter.

De acordo com o cofundador da plataforma, Mayank Bidawatka, o Koo já se estabeleceu como a segunda maior rede social de microblog do mundo. Bidawatka disse ainda que vão “contratar alguns desses ex-funcionários do Twitter, na medida em que estamos expandindo e crescendo […] Eles merecem trabalhar onde seu talento seja reconhecido. Micro-blogging é sobre o poder das pessoas. Não de supressão”.

As polêmicas ao redor do Twitter mostram a grandeza do impacto da cultura organizacional. Os valores de uma empresa não afetam apenas a vida dos funcionários internos, mas também a escolha dos consumidores de fora. Em apenas alguns dias de mudança organizacional, o Twitter já perdeu pessoas de dentro e fora da empresa.

Aguardemos os próximos capítulos.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Transformações do varejo: é possível acompanhá-las?

Próxima Postagem

Rappi terá espaço exclusivo para assistir aos jogos da Copa em São Paulo

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Rappi terá espaço exclusivo para assistir aos jogos da Copa em São Paulo

Rappi terá espaço exclusivo para assistir aos jogos da Copa em São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.