O Procon-SP recebeu, até a manhã desta segunda-feira, 899 reclamações relacionadas à Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira, 25. O atraso e a não entrega de produtos lideram as queixas dos consumidores, com 286 registros, o que corresponde a 32% do total.
Com 104 reclamações, a maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real – vem na sequência, seguida por produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (101 queixas); mudança de preço ao finalizar a compra (94 queixas); e produto ou serviço indisponível (93 casos). Nas redes sociais, foram 1.138 consultas e orientações sobre o assunto.
Para fins de monitoramento interno, o Procon-SP disponibilizou um canal específico para o registro destas reclamações desde o dia 11 de novembro, já que o varejo costuma anunciar as promoções desde o começo do mês
Jogo do Brasil reduz interesse
No site do Reclame Aqui, os os níveis de acesso e reclamações ao site caíram 80% no dia do jogo do Brasil, véspera da Black Friday. Na sexta-feira, dia da Black Friday, a procura se estabilizou, ao longo do dia oficial, e os níveis se aproximaram daqueles registrados na promoção de 2021. E, a partir das 10h, superaram as queixas do ano anterior em 7,3% à noite.
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