Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A inexorável automação das lojas

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
2 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Carrefour City + Dubai - Foto: Eduardo Yamashita

Estamos em Dubai nesta semana entregando um projeto da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria estratégica e operações do Ecossistema Gouvêa.

Há tempos os Emirados Árabes são reconhecidos pelo seu altíssimo nível de desenvolvimento em consumo e varejo, liderado pelos principais conglomerados empresariais. A região ostenta os maiores e melhores shopping centers do mundo, abriga todas as grandes marcas globais – massificadas e de luxo – que marcam presença por meio de flagships únicas no mundo.

Em meio ao luxo, espaços instagramáveis, imersos na imensidão de telas, um aspecto chamou a atenção: o uso cada vez maior e mais maduro da automação e robotização das lojas.

Automação do frontoffice

Uma das lojas que visitamos foi o Carrefour City+, inaugurada em setembro de 2021, a loja 100% autônoma é a primeira operação desse tipo do grupo Carrefour em todo o mundo (hoje existe mais uma experiência em Paris, inaugurada em 2022).

Carrefour City + Dubai - Foto: Eduardo Yamashita

A loja segue o mesmo modus operandi e tecnologia desbravada e desenvolvida inicialmente pela Amazon: câmeras instaladas no teto da loja identificam os clientes na entrada e os seguem em toda sua jornada. Pela triangulação de imagens, tudo o que o consumidor faz na loja é registrado e enviado em tempo real para processamento em nuvem. A Inteligência Artificial aplicada à análise de imagem computacional gera modelos precisos (com acurácia superior a 99%) do que o consumidor pegou ou devolveu nas gôndolas da loja, que instantemente é adicionado ou retirado do carrinho virtual. A compra é finalizada e paga via cartão pré-registrado no aplicativo.

Preciso confessar que já estive em algumas dessas lojas e a experiência é sempre interessante e marcante como consumidor, entretanto o que mais tem nos chamado a atenção é a rápida evolução dessa tecnologia.

A primeira Amazon Go foi aberta ao público em Seattle (EUA) em 2018. No momento da sua inauguração, lembro que todo o mercado simplesmente não acreditou que algo parecido com isso seria possível e que a Amazon estaria décadas a frente da concorrência. Agora, no finalzinho de 2022, temos uma infinidade de fornecedores oferecendo a mesma tecnologia, por uma fração do preço inicial e quase sendo tratado como commodity. Da mesma maneira que qualquer varejista pode escolher ou comprar diversas soluções de frente de caixa, o mesmo acontece agora para as lojas autônomas.

A loja que visitamos em Dubai, por exemplo, tem sua tecnologia desenvolvida pela AiFi, empresa de tecnologia baseada na Califórnia (EUA) e que já tem 82 lojas operacionais usando sua tecnologia, que é vendida como SaaS (software as a service). O varejista compra as câmeras, instala na loja, as conecta à internet e passa a usar o sistema diretamente da nuvem pagando um valor de assinatura mensalmente – que entra como Opex no P&L.

A própria Amazon tem reportado enorme evolução da sua tecnologia. Nas primeiras lojas em 2018 o investimento era de exorbitantes US$ 4 milhões por loja (de cerca de 100 m²). Com o passar dos anos, esse investimento foi reduzido para US$ 1 milhão por loja em 2020 e agora, em 2022, beira “apenas” US$ 150 mil por loja do mesmo tamanho. Outras soluções no mercado estão na mesma ordem de grandeza de investimento por loja, algo na casa de US$ 300 mil a US$ 100 mil por loja. A chave para a redução do investimento foi a ampla melhoria do sistema de câmeras com melhor campo de visão (reduzindo drasticamente o número de câmeras que precisam ser instaladas). A melhoria da IA e da visão computacional também permitiu que os sensores de peso não sejam mais necessários nas gôndolas para aferir que o consumidor pegou ou devolveu um item. Houve, ainda, grande redução de necessidade de intervenção humana para eventual análise de imagens.

No Brasil

No mercado brasileiro as soluções mais populares e com forte expansão são os modelos em que os clientes pegam os produtos e precisam escaneá-los em algum tipo de dispositivo – toten, celular –, mostrando ao sistema que estão comprando aqueles itens. São inúmeras empresas entrando e expandindo suas operações nesse mercado.

No modelo de lojas 100% autônomas como as que descrevi anteriormente, a primeira e única da América Latina foi inaugurada em Curitiba, em novembro de 2022, pela rede Muffato.

Batizada de Muffato Go, a loja tem 250 m² e 2.000 SKUs. Com 500 câmeras e 3.900 sensores instalados, a empresa reportou que foram 3 anos de projeto com um investimento de total de R$ 10 milhões. A tecnologia é da empresa portuguesa Sensei, que fornece a tecnologia para outros varejistas globalmente como a Sonae em Portugal – que, aliás, também opera sua loja 100% autônoma chamada de Continente Labs.

Automação do backoffice

Tivemos a chance de visitar outras lojas que, por sua vez, estão focando na automação dos processos e da gestão, conceito na minha opinião ainda mais interessante que o foco no frontoffice. Mas, pela limitação de espaço, vou deixar essa pauta para o meu próximo artigo aqui na Mercado&Consumo – não percam!

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem
Imagens: Eduardo Yamashita

Postagem anterior

Capitalismo de stakeholders – ou quando um donut pode ser o responsável por trazer resultado para o seu negócio

Próxima Postagem

Cauteloso com gastos, consumidor prioriza compras em atacarejos

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
consumidor

Cauteloso com gastos, consumidor prioriza compras em atacarejos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.