Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, observando-se um varejo progressivamente digital, um calendário promocional bem definido e integrado aos mundos físico e digital é uma das ferramentas mais valiosas na gestão de marketing e vendas.
O final do ano está chegando e já é hora de arquitetar os próximos passos e estratégias das empresas. Planejar antecipadamente promoções, campanhas e eventos; alavancar vendas; melhorar o desempenho geral das categorias; criar novas experiências; atrair e fidelizar clientes: esses são alguns dos inúmeros ganhos para as empresas e que tornam esse plano extremamente tático para elas.
Além disso, esse planejamento bem estabelecido garante que as datas sazonais sejam grandes oportunidades para a implementação de ações no momento certo para impactar os clientes, com os gatilhos promocionais realmente relevantes e sem perder o timming das ativações.
Veja abaixo algumas dicas que podem fazer toda diferença para o sucesso de um calendário promocional no varejo:
1 – Conheça seu público e estabeleça prioridades. Use os dados a seu favor
As sazonalidades que serão contempladas em seu calendário devem ir além das datas do comércio e, dessa maneira, não devem ser escolhidas de forma generalizada. Diante das inúmeras possibilidades, é necessário conhecer seu público e entender seus reais desejos e necessidades para estabelecer as datas prioritárias para o seu segmento de atuação.
Desse modo, a análise de dados reais sobre o consumo dos seus clientes é uma das ferramentas mais poderosas para encontrar oportunidades de vendas e identificar gatilhos de compra que fazem sentido para seus clientes.
Mesmo com as datas promocionais já mapeadas, a inteligência de dados permite outras possibilidades que podem ser interessantes, tais como modelos específicos de ofertas para determinados públicos (brindes, prêmios, leve e pague, entre outros), combinações potentes entre produtos (como por exemplo, queijos e vinhos) ou então maior faturamento de categorias que se destacam em alguns períodos do ano, como a safra de frutas, verduras e legumes.
2 – Esteja atendo às sazonalidades, mas busque oportunidades inusitadas
A busca por oportunidades inusitadas para ativação do seu calendário pode ser um grande diferencial competitivo.
Além das datas básicas do seu segmento, como a Páscoa, Dia das Mães, Natal e Black Friday, explore ocasiões pontuais para iniciar um diálogo com seu consumidor: datas comemorativas para diferentes profissões ou específicas das cidades que sua marca atua, memes da internet, seriados, filmes, programas de entretenimento do momento e até no esporte, como por exemplo, a final de um campeonato de futebol.
3 – Ofereça descontos e promoções personalizados
Uma das práticas mais antigas com grande efeito nas vendas no varejo é o marketing promocional, que muitas vezes desperta a atenção do consumidor para uma categoria de produtos ou serviço com relação a descontos ou vantagens mais atrativas do que a concorrência, por exemplo.
Dessa maneira, a análise de dados dos consumidores permite criar oportunidades de vendas e mecânicas personalizadas, com foco nas experiências mais relevantes para seu público, uma vez que nem todos os clientes são impactados por brindes, selos colecionáveis, vouchers de desconto ou parcelamento de compras.
Através da segmentação de clientes, é possível realizar também campanhas por perfil e geolocalização de clientes, faixa de horário, meio de pagamento, mês do aniversário, entre outras.
4 – Alinhe seu calendário com seus principais fornecedores
As constantes rodadas de JBP (Joint Business Plan) ou plano de negócios em conjunto podem ser grandes aliadas na elaboração de um calendário promocional em parceria com os principais fornecedores, com a transposição de campanhas, ações e lançamentos de produtos.
5 – Aposte em estratégias “figital”
Não é novidade que os consumidores buscam uma experiência de compra cada vez mais integrada em todos os canais que utilizam e, dessa forma, as marcas devem investir em estratégias de vendas que integrem o físico e o digital.
Planejar e executar as ações de um calendário promocional figital (físico + digital), ou seja, independentemente do canal de compra escolhido pelo cliente. Trata-se de um grande diferencial perante à concorrência, além de ser extremamente necessário para o aumento de vendas.
Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
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