Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tudo bem no ano que vem

Momentum nº 984

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de outubro de 2022
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
Tudo bem no ano que vem

De saída, um alerta. Esse artigo foi escrito antes de qualquer resultado divulgado do primeiro turno das eleições presidenciais e não tem e não pode ter nenhuma conotação político-partidária.
Tudo bem no ano que vem foi a tradução do título do filme de 1978 “Same Time Next Year”, que conta a história de um casal que se reencontra todos os anos no mesmo fim de semana. E com a nossa realidade tem a ver com a visão positiva para o próximo ano, quase sempre neste período no início do último trimestre.

No nosso caso envolve mais diretamente um sentimento que, ao que tudo indica, é a perspectiva e independe de qual seja o resultado mais imediato das eleições de primeiro e, eventualmente, de segundo turno no Brasil. Parece estar contratado um período mais positivo para o país no mínimo no próximo ano e desde que não atrapalhemos o curso natural das coisas.

Mas fica outro alerta de que é preciso muita isenção político-partidária e um olhar mais abrangente para considerar os pontos aqui colocados.

Essa perspectiva a que nos referimos como mais positiva à frente depende mais dos problemas econômicos e financeiros de regiões relevantes no mundo e menos por nossas próprias virtudes e escolhas.

Os sensíveis problemas que envolvem a Europa, combinando inflação elevada, situação crítica no tema energia e combustíveis e a perspectiva de baixo crescimento econômico com o cenário político agravado por conta da crise Rússia-Ucrânia, criam uma perspectiva sombria para a região com baixa confiança empresarial e dos consumidores e inevitável retração de investimentos e do consumo. Para falar o mínimo.

Na Ásia o cenário é agravado pelo baixo crescimento econômico da China, motor do desenvolvimento naquela área, espalhando consequências em muitos países da região. A exceção relevante é a Índia, que tende a crescer em seu protagonismo econômico e político naquela geografia e no mundo.

Nos Estados Unidos está configurado quadro recessivo, com aumento das taxas de juros e seus impactos no mercado imobiliário, nas finanças, no consumo, no varejo e no emprego, o que sinaliza um período de fortes reajustes em relação aos anos anteriores, contaminando seus vizinhos México e Canadá, que serão também impactados.

Na América Latina as instabilidades políticas combinadas com menor crescimento econômico e inflação elevada em alguns casos também criam um cenário de menor atratividade e insegurança, com alguns riscos políticos associados.

Enquanto isso, no Brasil, apesar de aspectos crônicos envolvendo sustentabilidade, desigualdade social, insegurança, derrapagens na educação e na saúde, temos um quadro comparativamente melhor, balizado pela queda da inflação, perspectiva de redução das elevadas taxas de juros, baixa no número de desempregados, ou subempregados, ausência de maiores problemas ligados à energia e abastecimento de combustíveis e alimentos.

Quando analisados numa perspectiva geoeconômica e temporal, são fatores de atração de investimentos externo, ao mesmo tempo que geradores de aumento da confiança interna e dos investimentos na expansão de negócios de forma geral, em especial no consumo, nos serviços e no varejo.

Tudo isso está, de certa forma, quase que contratado e assinado e de alguma forma independente dos resultados das eleições. Mas seria quase inconsequente, nesse momento crítico, um comentário dessa natureza. E seria temerário, pois poderia sinalizar qualquer forma de conivência com temas estruturais sensíveis que devem ser endereçados, trabalhados e equacionados, como reforma administrativa, tributária, aperfeiçoamento dos temas trabalhistas e o repensar estratégico da Educação, da Segurança e da Saúde.

Mas não devemos usar a necessária cautela para nos omitirmos no entendimento dessa perspectiva positiva à frente, que será um legado a ser administrado por quem quer que seja eleito, até porque parece claro o encaminhamento da composição de um Congresso que tenderá a manter seu caráter conservador e com baixo nível de renovação, conquistado pelo artifício da distribuição de verbas e recursos dos fundos partidários e mais os mecanismos de alocação de investimentos regionais orientados pelos congressistas.

No vetor mais prático, os projetos anunciados por varejistas, fornecedores de produtos e empresas atuantes nas áreas de consumo e serviços parecem sinalizar uma disposição efetiva de investir na retomada contratada da economia e no crescimento do mercado.

E isso tudo pode ser ainda melhorado pela continuidade e potencial aumento do investimento direto externo que estará em busca de oportunidades em regiões menos sujeitas aos desafios de curto, médio e longo prazo.

Com toda a necessária cautela que momentos como esse exigem, dá para apostar que tudo bem no ano que vem. E apostas positivas dessa natureza contribuem para transformar perspectiva em realidade. E vice-versa.

Sem, porém, último alerta, se iludir com as aparências que possam inibir uma visão crítica da realidade e refrear nosso melhor instinto reformador ou inovador.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Falta de chips persiste no Brasil, mas fica menos grave

Próxima Postagem

Em recuperação judicial, fábrica de semicondutores tem dívida de R$ 600 milhões

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo
Artigos

Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo

29 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro
Artigos

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade
Artigos

Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

28 de maio de 2025
NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro
Artigos

NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro

27 de maio de 2025
Revisão da reeleição é tema crítico para a Nação
Artigos

Reeleição: hora de virar essa página

26 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Em recuperação judicial, fábrica de semicondutores tem dívida de R$ 60

Em recuperação judicial, fábrica de semicondutores tem dívida de R$ 600 milhões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.