Seis em cada dez consumidores estão insatisfeitos com os esforços de ESG das marcas

Estudo aponta que 79% dos consumidores buscam informações sobre as práticas das empresas das quais são clientes

Seis em cada 10 consumidores estão insatisfeitos com os esforços de sustentabilidade das marcas

Os consumidores não estão satisfeitos com o que as marcas vêm apresentando em relação à sustentabilidade: segundo um estudo da Teads, plataforma global de mídia, em parceria com a Kantar, 61% dos entrevistados expressaram insatisfação com os esforços de ESG das marcas.

Entre os principais desafios, estão marcas que adotam o “greenwashing” sem efetivos compromissos sustentáveis; aquelas que, sendo sustentáveis, comunicam de maneira inadequada, incluindo anúncios em ambientes não confiáveis; e as marcas sustentáveis que falham em comunicar suas iniciativas.

A pesquisa destaca que 47% dos entrevistados escolheriam uma marca preocupada com a sustentabilidade, mesmo sem tê-la consumido anteriormente, e 46% estariam dispostos a trocar de marca caso descobrissem que ela não é sustentável.

Embora 79% dos consumidores busquem informações sobre as práticas ESG das empresas das quais são clientes, 29% admitiram desconhecer os processos de produção dos produtos que consomem.

“As empresas podem efetivamente mudar esse cenário implementando e comunicando suas iniciativas de sustentabilidade de forma mais abrangente, indo além das descrições em letras miúdas nas embalagens, por exemplo”, afirma Cau Stéfani, Research & Insights Manager na Teads.

Expectativa dos clientes

Em julho deste ano, um relatório da organização Ekō revelou que várias empresas multinacionais inadvertidamente financiaram canais que disseminavam informações distorcidas relacionadas à Amazônia e às mudanças climáticas por meio de anúncios em mídia programática.

Essa falta de consciência pode ser resultado de práticas inadequadas por parte do mercado publicitário, com falta de adaptações essenciais e descuido com o contexto em que as campanhas são veiculadas.

A pesquisa ainda identificou as principais expectativas dos consumidores, incluindo a redução da poluição, o uso de processos e produtos que não agridem o meio ambiente, a promoção de produtos recicláveis e o incentivo à sustentabilidade do consumidor.

Essas expectativas se aplicam a todos os consumidores, mas as gerações Z e Alpha estão particularmente atentas à relação entre consumo consciente e sustentabilidade.

“As marcas têm a oportunidade de liderar essa mudança, implementando e comunicando suas iniciativas sustentáveis de maneira transparente. As gerações Z e Alpha, especificamente, têm o poder de influenciar de maneira positiva a indústria, os governos e a sociedade em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Stéfani.

Imagem: Shutterstock

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