Agile e UX: aliados na revolução digital e no marketing em eventos

Desenvolver projetos únicos e personalizados, alinhados com os objetivos e a previsão orçamentária do cliente. Em paralelo ao planejamento, sempre focar na importância de criar experiências que enriqueçam a trajetória completa do usuário. Usabilidade. Design. Performance. Todas essas perspectivas precisam ser levadas em consideração durante o planejamento de uma campanha ou evento (híbrido, virtual ou presencial) e durante o processo de criação de identidade visual, peças de comunicação e brindes.

Na Primetour Eventos & Incentivos, a excelência empregada nessas entregas se deve a: gestão de equipes multidisciplinares in-house, processos baseados em metodologia ágil (agile) e user experience (UX). Muitas são as perspectivas atualmente sobre esses temas, então vamos juntos entender a definição dessas frentes e vermos essa mecânica aplicada ao negócio.
Foto: iStock

Metodologia Ágil

Criada em 2001 por um grupo de desenvolvedores de softwares, esta metodologia vem ganhando cada vez mais espaço e importância no mercado, dada a necessidade de atender às demandas de forma mais dinâmica, flexível e com maior produtividade. O modelo mais atual do Agile traz uma proposta muito interativa, dividindo os projetos em pequenas etapas que abrangem desde levantamento de recursos, desenvolvimento e testes até a validação com o cliente. Esse processo aproxima a equipe e o cliente, reduz ruídos na comunicação e proporciona a entrega de um produto mais útil e alinhado às expectativas do contratante.

User Experience (UX)

Uma das temáticas mais importantes e discutidas atualmente, por um simples e direto motivo: a experiência do usuário faz toda a diferença! UX nada mais é do que a forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço, desde o momento da percepção até a compra e o pós-venda – ou, no caso, o evento e o pós-evento. As diretrizes do conceito criado nos anos 90 por Don Norman seguem tão atuais quanto na época de sua concepção. São elas:

Equipes multidisciplinares

Inseridas dentro de um modelo de trabalho conhecido como Squad (“esquadrão”, em inglês), são amplamente utilizadas por startups em todo o mundo, com o objetivo de extrair o máximo de produtividade e desempenho dos colaboradores, de maneira autônoma e trazendo, inclusive, impactos à saúde organizacional da empresa. Em nossa estrutura, por exemplo, contamos com um departamento de marketing interno dedicado a eventos, envolvido desde a captação do briefing. Essa equipe é composta por profissionais multidisciplinares, os quais desenvolvem suas responsabilidades ao mesmo tempo em que acompanham todas as etapas, garantindo que os ciclos e rotinas sejam realizados de maneira adequada até a entrega do projeto. Tudo isso com gestão à vista e atuando em sistema puxado, ou seja, partindo da demanda final do cliente. Desta forma, gerando melhor aproveitamento e otimização de recursos financeiros e intelectuais.

É fundamental, para que tenhamos o êxito obtido em nossos projetos, que cada membro do squad tenha total clareza das suas responsabilidades e deadlines. Na Primetour Eventos & Incentivos, atuamos em total sinergia, com profissionais altamente treinados e de dentro da organização, para que alcancemos um altíssimo nível de satisfação dos nossos clientes. Projetamos cenários, criamos stands personalizados, desenvolvemos soluções 100% virtuais ou híbridas, e respeitamos todos os protocolos de segurança, para que a audiência seja encantada. E isso se deve também à somatória de forças do nosso time criativo, designers e jornalistas, que buscam captar a essência em cada trabalho para transformá-lo em algo simplesmente incrível.

Conheça o nosso portfólio de soluções, visite nossas propostas de criação e produção no nosso site e, se estiver interessado em transformar seu próximo evento em uma experiência totalmente personalizada, converse com a gente. O futuro é agora.

Bruno Casanova é coordenador de marketing da Primetour Viagens & Experiências
Imagens: iStock/Arte/Mercado&Consumo

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