Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os desafios da gestão da identidade: o futuro do mundo “passwordless”

Métodos de autenticação superam modelos antigos para aumentar a proteção dos usuários

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
4 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Os desafios da gestão da identidade - O futuro do mundo "passwordless" tecnologia senha segurança proteção

O artigo de hoje começa com números. É a melhor forma de entendermos a importância da segurança digital.

O Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2021, segundo a Fortinet. Esse número representa um aumento de 950% em relação a 2020. Com esse resultado, o Brasil ocupa o segundo lugar em número de ataques na América Latina e Caribe, atrás apenas do México.

A Surfshark, empresa holandesa de cibersegurança, afirmou, por meio de seus relatórios, que o Brasil foi o sexto país mais atingido por vazamentos de dados, em 2021: um total de 24,2 milhões de usuários expostos. Pensando nos resultados do mundo, a Surfshark estima que uma em cada cinco pessoas teve dados vazados em 2021.

A consultoria alemã Roland Berger estima que as perdas globais com crimes cibernéticos em 2021 chegaram a US$ 6 trilhões. Como referência, esse valor é o triplo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Os números são expressivos e revelam como o mundo digital precisa, constantemente, passar por atualizações no quesito “segurança”. Por essa razão, o futuro sem senhas, em inglês passwordless, está cada vez mais próximo.

A consultoria Gartner divulgou uma pesquisa e apontou que 60% das grandes empresas mundiais e 90% das empresas de médio porte devem implementar métodos sem senha em mais de 50% dos casos até o fim de 2022.

O sistema de senhas é arcaico e surgiu em um momento em que a tecnologia ainda não conseguia coletar e analisar dados biométricos e de reconhecimentos facial e ocular. Um outro ponto de fragilidade das senhas são os métodos pelos quais os usuários criam suas sequências de números para proteger informações. De acordo com um levantamento feito pela NordPass, a senha “123456” foi a combinação mais usada ou exposta em vazamentos, em 2020.

Para sair desse cenário, as exigências para a criação de senhas estão aumentando, mas outro problema surge. As pessoas esquecem as próprias sequências e lembretes e precisam, constantemente, redefini-las. O gasto de estrutura de tecnologia sobe com essa realidade.

Nesta perspectiva, os números saem de cena como mecanismos de autenticação e dão lugar a outras opções, como, por exemplo, o próprio ser humano por meio da leitura biométrica.

Além dessa opção, existe a chamada identificação proprietária, que acontece a partir de um objeto do usuário, como smartphone ou smartwatch, pode ser configurada para atuar como método de autenticação.

Ainda assim, não há forma mais precisa do que “você mesmo” ser a prova de que “você mesmo” está ali e quer realizar aquela operação. Porém, o desafio dos especialistas no assunto é a gestão da identidade.

Os objetos que funcionam como identificação proprietária podem ser furtados. Quando isso acontece, a biometria é alterada e o usuário perde a segurança dos dados. Em um mundo cada vez mais digital, as credenciais dos usuários são comercializadas na chamada “deep web” como um ativo de tecnologia, muito desejado por usuários sem boas intenções.

Por essa razão, o futuro é a biometria. Digitais, olhos, face: as opções humanas são a tendência da segurança digital, mas como algumas ressalvas. A própria Microsoft indica que as tecnologias de reconhecimento facial precisam de uma ferramenta que identifique a vida, chamada de “liveness detection”. A preocupação é a tecnologia consiga distinguir uma pessoa de uma foto.

Para a “aposentadoria” das senhas acontecer, alguns obstáculos precisam ser superados: investimento, estrutura de tecnologia, estrutura de dados e recursos humanos. Os US$ 6 trilhões perdidos com crimes cibernéticos precisam ser recuperados e investidos em segurança e formação de qualidade dos profissionais de tecnologia.

A boa notícia em relação aos obstáculos citados é que, devido ao grande crescimento do mercado de segurança digital, impulsionado pelas enormes perdas que os crimes cibernéticos causam, o acesso a novas tecnologias aumentou e, com isso, o preço começou a baixar.

Empresas de todos os setores podem iniciar um planejamento para a transição e aposentadoria das senhas alfanuméricas nos próximos anos. Com o mundo cada vez mais vivo na esfera digital, o investimento em segurança é imprescindível para o funcionamento de todo o ecossistema da internet.

Aos usuários, enquanto essa possibilidade não atinge 100% de nossa realidade, é importante, por mais desgastante que seja, seguir as recomendações de segurança: ter senhas fortes, com caracteres diferenciados, fazer trocas constantes, evitar datas de aniversário e, claro, fugir da sequência famosa do “1, 2, 3, 4, 5, 6.”

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Como a gamificação pode impactar o varejo?

Próxima Postagem

Rede de supermercados Enxuto lança 1º carrinho inteligente da América Latina

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
carrinho inteligente

Rede de supermercados Enxuto lança 1º carrinho inteligente da América Latina

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.