Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tem túnel

Redação de Redação
5 de julho de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Depois de meses de profunda retração de consumo, o mercado sinaliza uma perspectiva diferente do cenário anterior. Aparentemente descobrimos que parece existir um túnel no fundo, do qual pode haver uma luz. No mínimo, o sentimento é que paramos de piorar.

Nada que possa ser ainda entendido como recuperação de investimentos e aumento de emprego, mas ao menos as empresas ligadas ao consumo e varejo voltam a olhar para frente, com um horizonte de perspectivas diferente do que vinha ocorrendo.

Nenhuma grande ilusão e apenas a certeza de que até que haja uma definição final no congresso na terceira semana de agosto, estamos todos “pisando em ovos” e esperando que o tempo passe mais rápido para que possamos engatar outra marcha para sair do atoleiro que o País se meteu.

Os elementos que marcam essa perspectiva de que “existe túnel” envolvem, como fato mais marcante, o terceiro mês consecutivo de recuperação da confiança do consumidor. Esse é um fato a ser comemorado depois de sucessivas quedas que levou  o índice ao seu menor patamar histórico. Foi após a aprovação do início do processo de impeachment que se desenhou a recuperação do indicador oficial da confiança do consumidor, um dos quatro elementos fundamentais da equação que determina o comportamento do consumo e das vendas do varejo.

Outro elemento fundamental é o nível de emprego que se encontra no patamar de 11,2% para o período março a maio, na nova metodologia implantada com base na PNAD do IBGE. Para efeito de comparação, esse indicador no período março-maio de 2012 era de 7,6%, ou seja, cresceu 3.6 pontos percentuais no período de apenas quatro anos.

Regionalmente, são os estados do Sudeste e a população na faixa etária de 18 a 24 anos que mais sofre no atual quadro.

Um em cada quatro jovens de 18 a 24 anos está desempregado.

Como resultado a massa salarial real, ou seja, o volume de recursos disponível para consumo e pagamento de encargos de toda a população neste momento está praticamente igual ao que era no mesmo período em 2013 ou, traduzindo, em termos reais retrocedemos três anos no quesito potencial de consume da população.

Mas não deixa de ser surpreendente que, no atual quadro, a inadimplência das pessoas físicas tenha tido, até o momento, um comportamento razoavelmente equilibrado, sendo o atual indicador de 4,3%, baseado na inadimplência acima de 90 dias, segundo o Banco Central, muito próximo do mesmo indicador no mesmo período em 2014, quando começou o período recessivo.

Esses indicadores são resultado de uma combinação de consumidores que se tornaram mais maduros e cautelosos e dos bancos e financeiras que “travaram” a concessão de crédito com preocupações sobre o comportamento futuro. Mas o resultado é que uma retomada de consumo encontrará o mercado razoavelmente saudável sem excessivo endividamento e com capacidade de assumir novos financiamentos.

O País, em especial os consumidores, empresários e investidores, depois de passarem meses sem nenhum sinal que pudesse significar uma reversão de tendências, parece começar a acordar desse longo período de letargia e prostração que acometeu o País e só espera o sinal definitivo, configurado na votação definitiva no congresso, para voltar a sonhar com um futuro mais interessante e positivo.

Por enquanto fica o sentimento de que, aparentemente, encontramos o túnel no meio do cipoal.

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

A geração millennial começa a empreender

Próxima Postagem

Giorgio Pradi fala como driblou crises no cenário de franquias

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Giorgio Pradi fala como driblou crises no cenário de franquias

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.