Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Desmistificando o medo para inovação nas indústrias

Vinicius Tamassia de Vinicius Tamassia
6 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de uma ligeira retomada no mês de janeiro de 2021, os dados ainda mostram uma grande perda do setor industrial diante do consumo no acumulado. São 17 dos 25 setores relacionados nos dados apurados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que apontaram queda no consumo nos últimos 12 meses.

Sabemos que notícias assim nos provocam medo, mas também provocam necessidade urgente e importante de movimentação por parte destas indústrias em busca de inovação. Mas o que fazer, como fazer?

Primeiro, perder o medo, afinal “É do veneno que vem a cura”.

É evidente que a busca por novas soluções que impulsionem o consumo e consequentemente as vendas não são fáceis de serem realizadas e por vezes causam medo, correto? Não! Nós, da Gouvêa Consulting, observamos o mercado constantemente e já trabalhamos com soluções de curto prazo que fazem com que estas indústrias inovem e em médio prazo alcancem melhores resultados no que se refere a vendas e a mudança de mindset dos stakeholders. Isso mesmo! Mudança de mindset!

Um bom exemplo disso é a implantação de marketplaces, que vêm se demostrando grande impulsionadores nas vendas e ajudando as empresas a pensarem diferente.

Toda mudança, se exercitada corretamente, provoca um pensamento coletivo da coragem (sem medo) em busca inovação em outras áreas, de apoio e primárias das empresas. Exercitar a criação de novos modelos de negócio, como marketplace, e-commerce, live commerce, entre outros, auxiliados por uma consultoria, fomentam novos pensamentos.

Por meio de uma consultoria especializada em varejo para implantação de um marketplace, por exemplo, a indústria será orientada sobre o que fazer, o por que fazer e como fazer de forma orientada, escalonada, rápida e sem medo, que envolva a participação dos stakeholders, motivando-os a pensar de forma ágil e mostrando-lhes as vantagens de se pensar diferente e criar algo novo que pode ser melhorado com o tempo e riscos calculados.

Segundo, planeje as etapas, suas tarefas, os responsáveis, siga o planejado com a orientação de sua consultoria e colabore para que o produto final saia do plano e se torne uma realidade.

Com a etapa do medo vencida, partimos para o planejamento da implantação. Algo que deve ser bem construído com cuidado e observando possíveis gargalos. Observe que, por exemplo, para desenvolvimento e implantação de um marketplace B2B para uma indústria, será sempre necessária a criação de regras do negócio e diretrizes claras, sempre pensando em não afetar o desempenho da cadeia de entrega de valor, que envolve diversas frentes incluindo os RCAs, por exemplo, que muitas vezes imaginam que o novo canal de vendas poderá tirar-lhes espaço de mercado. Para desmistificar esta questão junto a esta importante frente de vendas, é fundamental ter boas diretrizes e regras.

As etapas seguintes de um projeto deste tipo envolvem a estratégia de implantação, o desenvolvimento propriamente dito, testes e lançamento da nova plataforma, e cada etapa deve ter tarefas bem definidas e responsáveis capazes de executá-las evitando ao máximo atrasos para entregar aquilo que foi definido como produto pronto.

Observe que não são tarefas fáceis ou simples, porém ter como visão aquilo que será entregue e seus benefícios para a cadeia de valor trará coragem suficiente para avançar com o projeto que trará para a indústria novos insights de como, por exemplo, desenvolver novos produtos, melhorar as operações, obter conhecimento do público final ou intermediário, alcançar mercados em que os RCAs não conseguem chegar e muitos outros diante das informações que esta plataforma poderá trazer.

Em momentos de crise, temos de ter em mente a seguinte frase: “O medo que paralisa transforma-se na coragem que impulsiona.” Mudanças são necessárias e imediatas, por isso aproveite o momento invista em novos canais, seja corajoso e avance, porque “uma mente que se expande nunca volta ao tamanho original”.

Contem conosco.

Vinicius Tamassia é consultor de Negócios da Gouvêa Consulting.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Americanas prorroga inscrições para Programa de Estágio em Loja 2021

Próxima Postagem

Faturamento do e-commerce de Pernambucanas cresce mais de 1.000%

Vinicius Tamassia

Vinicius Tamassia

Vicinius Tamassia é consultor de Negócios da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pernambucanas estreia no canal de vendas diretas

Faturamento do e-commerce de Pernambucanas cresce mais de 1.000%

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.