Nostalgia, saudabilidade e plant-based são tendências em padaria, confeitaria e chocolataria

Puratos divulgou nesta quinta, 6, a pesquisa "Taste Tomorrow", feita com consumidores da América Latina

Produtos saudáveis, como os que facilitam a digestão, familiares, que fazem aflorar sentimentos de nostalgia e conexão, e plant-based, feitos à base de vegetais, estão entre as principais tendências em padaria, confeitaria e chocolataria na América Latina. Segundo o estudo “Taste Tomorrow”, divulgado nesta quinta, 6, pela Puratos, os consumidores da região também estão dispostos a experimentar novos formatos e texturas, e a tecnologia aliada à culinária está abrindo novas fronteiras de atuação para os profissionais do setor.

A pesquisa tem por objetivo oferecer uma visão dos desejos dos consumidores para que as empresas possam se capacitar e criar produtos que atendem a essas necessidades. “Nossa indústria é impulsionada por tendências profundamente interligadas com fenômenos culturais, movimentos sociais e fatores macroeconômicos. Para navegar nesse cenário dinâmico, devemos ser proativos, perspicazes e intimamente conectados ao pulso da mudança”, diz Sophie Blum, diretora de Marketing e Canais da Puratos.

Os resultados mostram interesse crescente pela saúde, em especial a intestinal. Segundo a “Taste Tomorrow”, 85% dos consumidores da América Latina procuram alimentos que melhoram a saúde intestinal, índice que supera a média mundial de 75%. Além disso, 83% dos consumidores latino-americanos reconhecem o impacto positivo de melhorar a saúde intestinal no bem-estar mental e 81% consideram que isso influencia positivamente o sistema imunológico.

Na América Latina, 68% dos consumidores acreditam que a fermentação realça o sabor dos produtos, tornando-os ainda mais atraentes (contra 58% no mundo). No mundo da panificação, o fermento ocupa o centro das atenções como um componente vital dos alimentos fermentados, com 75% dos consumidores latino-americanos dizendo que o pão de fermento é uma alternativa mais saudável, ante 61% globalmente.

A crescente atenção à saúde intestinal levou ao aumento da demanda por produtos de panificação, confeitaria e chocolate com probióticos, prebióticos e fibras. Em particular, 85% dos consumidores latino-americanos reconhecem o efeito positivo das fibras na digestão, enquanto 73% confiam nos bióticos como ingredientes que melhoram a saúde intestinal e a digestão. Alcançar o equilíbrio entre saúde e prazer, no entanto, continua sendo crucial para os produtores de alimentos, uma vez que o sabor é um dos principais fatores que influenciam a escolha do consumidor na compra de pães, doces, bolos, confeitaria e chocolate.

“Os produtos saudáveis realmente têm um crescimento consistente no mercado brasileiro, especialmente entre os mais jovens. O crescimento do plant-based depende ainda da popularização dos preços, mas as pessoas também demonstram curiosidade e querem experimentar”, analisa Cristina Souza, CEO da consultoria Gouvêa Foodservice e colunista da Mercado&Consumo, que acompanhou o lançamento do estudo na Argentina.

Clássicos valorizados

Os consumidores da América Latina também estão buscando produtos alimentícios que evoquem sentimentos de calor e conforto. A tendência de “manter o clássico” vem ganhando força à medida que eles expressam o desejo de que elementos familiares sejam reconhecidos em suas experiências gastronômicas. De acordo com a “Taste Tomorrow”, 79% dos consumidores latino-americanos apreciam ter um elemento familiar ao experimentar novos tipos de comida, enfatizando a importância de um sentimento de nostalgia e conexão.

Quando se fala na busca por produtos familiares, porém, a pesquisa também aponta para uma dualidade desafiadora para os produtores de alimentos. Apesar de abraçar os clássicos, o consumidor latino-americano também tem um paladar curioso, ávido por explorar novos formatos e experimentar texturas diversas.

Segundo a pesquisa, 78% dos consumidores estão dispostos a experimentar alimentos em novos formatos e 77% buscam diferentes texturas. Além disso, 75% procuram ativamente combinações de sabores novos ou incomuns, demonstrando sua vontade de embarcar em experiências culinárias únicas. Isso representa uma oportunidade para os profissionais da indústria aproveitarem o poder dos clássicos e reinventarem produtos acabados para incentivar a exploração e a descoberta.

“É essa dualidade única que ressalta a natureza dinâmica dos desejos culinários dos consumidores, mostrando sua capacidade inerente de buscar simultaneamente o conforto do familiar e a emoção do inexplorado. Ambas as tendências são os temas mais discutidos nas redes sociais da região latino-americana”, diz a Puratos, em nota.

Cristina Souza dá um exemplo prático do mercado brasileiro. “Produtos tradicionais, que trazem esse sentimento de confort food, têm passado por releituras e ganhado novos formatos. A Papila Deli, por exemplo, acabou de lançar uma culinária que chama de Caseira, que oferece uma refeição tradicional numa linguagem que encanta e se conecta com os mais jovens. Esse esforço de se conectar o antigo ao novo é muito rico e muito positivo.”

Revolução verde

Os consumidores da região demonstram, também, interesse por alimentos plant-based, feitos à base vegetais. Os dados da “Taste Tomorrow” mostram que 69% compram ativamente opções à base de plantas (ante 56% globalmente) e 76% reconhecem a pegada ambiental positiva associada a essas opções (são 63% globalmente). Além disso, 72% dos consumidores latino-americanos percebem os alimentos vegetais como alternativas mais saudáveis aos de origem animal (em comparação com 58% em todo o mundo).

À medida que essa tendência continua a evoluir, os consumidores têm expectativas mais altas em relação à qualidade e ao sabor dos produtos plant-based e se recusam a fazer concessões. A competição para criar as melhores ofertas à base de plantas é acirrada, fazendo com que a indústria seja levada a novos níveis de criatividade e excelência.

Padeiros, confeiteiros e chocolatiers em toda a América Latina também estão aproveitando os avanços tecnológicos para criar soluções inovadoras que ultrapassam os limites do sabor e do design. Com os recursos da Inteligência Artificial, os profissionais estão usando ferramentas como o ChatGPT para explorar receitas novas e personalizadas.

Além disso, com geradores de texto para imagem baseados em IA, padeiros, confeiteiros e chocolatiers criam produtos visualmente interessantes que despertam os sentidos e a imaginação. As tecnologias como a impressão 3D também permitem que eles deem vida às suas visões culinárias. Segundo o “Taste Tomorrow”, a tendência “inspirada na tecnologia” revolucionará o panorama da panificação, confeitaria e chocolate na América Latina.

“A união da boa culinária com a tecnologia é muito válida. Há um esforço genuíno de se trazer mais qualidade para o alimento, de se destacar a origem do ingrediente e toda a sustentabilidade por trás desse produto. A tecnologia serve de apoio para aumentar a assertividade desse operador, desse player que vai colocar um produto no mercado”, complementa a CEO da Gouvêa Foodservice.

Imagem: Shutterstock

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