Apesar da retomada do varejo físico, estudo mostra que hábitos de compra online continuarão

Segundo os dados do estudo, cerca de 23,5% dos entrevistados continuaram comprando de forma online diariamente

A pandemia da Covid-19, que começo em março de 2020, impactou diretamente na economia e na forma com que as pessoas consomem produtos e serviços. Com as pessoas tendo que ficar em casa e mais tempo livre na internet, o consumidor começou a optar pela facilidade e, também, necessidade de comprar online. O aumento fez com que o e-commerce acelerasse nesses últimos dois e apresentasse grande crescimento.  

Mesmo em um cenário de retomada do varejo físico, avanço da vacinação e diminuição nas medidas de restrição, o hábito de consumir e comprar pela internet, independente da ferramenta, seguirá em ascensão. Isso foi o que mostrou a pesquisa da Edelman, encomendada pela Paypal, empresa de pagamentos online. 

Segundo os dados do estudo, cerca de 23,5% dos entrevistados continuaram comprando de forma online diariamente. Outros 32% disseram que pretendem continuar comprando online uma vez por semana e 22% apenas uma vez por mês. A pesquisa contou com a participação de mil pessoas que realizaram pelo menos duas compras em novembro de 2021, incluindo pessoas de todas as faixas etárias e estados do Brasil. 

O publicitário e especialista em vendas, Janiel Kempes, alertou sobre alguns cuidados básicos que devem ser tomados. “Essa cultura de compra online se intensificou muito e quem compra precisa tomar alguns cuidados básicos como checar a veracidade do site, reclamações, prazos de entrega e principalmente o checkout que é a página de pagamento”, completou. 

A preocupação com segurança durante o ato de compra também foi um dos itens pontuados no estudo. Para 78% dos entrevistados, a segurança é um receio durante o ato de comprar online, mas 70% deles afirmaram não pretender diminuir o volume de compras. 

Ainda, segundo a pesquisa, aproximadamente 84,5% dos entrevistados procuram comprar de forma segura e por meios confiáveis sempre que podem, outros 12,7% compram alguns produtos e 2,8% evitam fazer qualquer tipo de compra ou pagamento online. Atualmente, 1 em cada 3 brasileiros afirmam não entender muito sobre os mecanismos de pagamento nos sites. 

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist