Última etapa do processo de abertura de um restaurante, montagem da estrutura garante experiência do cliente

Instalações possuem peculiaridades e exigem sequência de trabalho para cumprir o prazo

Quando temos uma experiência agradável em um bar ou restaurante, sequer imaginamos todo o trabalho por trás para que aquele ambiente seja agradável e marcante para os frequentadores. A disposição dos móveis, as cores, a iluminação e toda a arquitetura são conceitos que têm ganhado cada vez mais destaque no mercado.

Última etapa do processo de abertura de um ponto físico, a montagem de toda essa estrutura possui inúmeras peculiaridades, como as instalações de gás, exaustão e hidráulica, com água potável, esgoto e caixa de gordura, entre outras. Além disso, existe uma sequência de trabalho a ser seguida para que tudo funcione: por exemplo, o balcão não pode ser instalado antes da entrega da geladeira ou a estrutura de incêndio não pode ser colocada antes da estrutura de ar-condicionado.

Com prazos curtíssimos, normalmente de 30 a 45 dias, para a construção de uma loja, um atraso de 3 dias pode comprometer todo o cronograma das obras.

Eduardo Aguiar, diretor administrativo e financeiro da Fast Construtora

“Se alguém atrasou, você vai ter que correr depois. O fogão não vai deixar de existir, por mais que o fogão esteja atrasado. Se você fechar a parede, vai que abrir depois, caso o espaço não dê para passar”, afirma Eduardo Aguiar, diretor administrativo e financeiro da Fast Construtora, construtora especializada na montagem de lojas de varejo, com mais 13 anos de mercado.

Aguiar destaca que o principal desafio na montagem de um estabelecimento é administrar de 10 a 12 equipes diferentes, muitas vezes ao mesmo tempo.

“Lidar com muitos fornecedores diferentes ao mesmo tempo é o principal desafio. Temos fornecedores que estão dentro do time, mas existem as equipes de elétrica, de incêndio, de ar-condicionado, de civil, hidráulica, de estrutura metálica. São pelo menos 10 a 12 equipes diferentes para administrar ali em 30 a 35 dias. Isso precisa estar muito amarradinho, muito redondo para funcionar”, afirma Aguiar.

Segundo ele, em casos com salão de vendas e cozinha, são praticamente duas obras, ao mesmo tempo, com características diferentes.

Desafios diferentes

Nos shopping centers, é comum a exigência de que se construa no período noturno, quando não há mais movimento de consumidores pelas lojas. Normalmente, as obras começam às 22h, quando o shopping fecha, e seguem até 6 ou 8 horas do dia seguinte para ter tempo de fazer a limpeza dos corredores antes da abertura.

Embora as obras na rua não tenham a mesma restrição de horário dos shoppings, elas estão sujeitas a outras intempéries, como o mau tempo e roubos, por exemplo. “São desafios diferentes. Por outro lado, na obra de rua você tem mais mobilidade porque o canteiro é nosso. Se for preciso aumentar o time, colocando todo mundo de forma regular, colocamos”, diz.

Além da montagem e construção de lojas de varejo, a Fast Construtora trabalha com reformas. Com 51 obras finalizadas em 2022, a companhia espera chegar a 60 neste ano.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagens: Divulgação

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist