Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Companhias aéreas devem voltar a lucrar globalmente em 2023, prevê Iata

Trata-se do primeiro resultado positivo desde 2019, nível pré-covid, quando o setor reportou lucro líquido de US$ 26,4 bilhões

Redação de Redação
6 de dezembro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Companhias aéreas

As companhias aéreas devem voltar a lucrar globalmente em 2023, estima a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês). No ano que vem, as empresas devem somar lucros de US$ 4,7 bilhões. Trata-se do primeiro resultado positivo desde 2019, nível pré-covid, quando o setor reportou lucro líquido de US$ 26,4 bilhões.

“A retomada do setor é forte, com exceção do que acontece na China, mas no resto do mundo vemos uma recuperação contundente, embora abaixo dos níveis de 2019. O mercado doméstico já se recuperou”, disse o diretor-geral da Iata, Willie Walsh, durante o evento anual Global Media Days, promovido em Genebra, na Suíça.

Em 2023, a região da América do Norte deve puxar os lucros, com US$ 11,4 bilhões, seguida da Europa (US$ 600 milhões) e Oriente Médio (US$ 300 milhões). Já as empresas da América Latina devem liderar os prejuízos, com perdas somadas de US$ 800 milhões, seguidas de Ásia-Pacífico (US$ 300 milhões) e África (US$ 200 milhões).

“A retomada não é espraiada, mas tivemos muitas aéreas lucrativas navegando por essa crise. As empresas que continuaram lucrando foram aquelas que operam carga. O problema continua sendo liquidez, tivemos muita queima de caixa durante a pandemia, mas estamos melhorando e ainda há muito trabalho a ser feito, estamos indo na direção certa”, observou Walsh.

A Iata estima receitas de US$ 727 bilhões das companhias aéreas globalmente, alta de 43,6% sobre 2021. Para 2023, as receitas das empresas devem somar US$ 779 bilhões, alta de 7,1% sobre este ano.

Para este ano, a Iata estima que as companhias aéreas ainda devem somar perdas de US$ 6,9 bilhões globalmente. O resultado representa uma melhora significativa em relação ao prejuízo de US$ 42 bilhões registrado no ano passado e de US$ 137,7 bilhões em 2020.

Neste ano, apenas a América do Norte deve lucrar, com resultado positivo de US$ 9,9 bilhões, enquanto as outras regiões devem ter prejuízo: Ásia-Pacífico (US$ 10 bilhões), Europa (US$ 3,1 bilhões), América Latina (US$ 2 bilhões), Oriente Médio (US$ 1,1 bilhão) e África (US$ 600 milhões).

Demanda

Apesar da forte retomada do setor de aviação, especialmente nos mercados domésticos, a demanda das companhias aéreas em 2023 ainda deve ficar abaixo do nível pré-pandemia. Segundo a Iata, a demanda medida em passageiro-quilômetro pago (RPK, no jargão do setor) no período deve ter queda de 14,5% sobre 2019.

Para este ano, a Iata estima queda da demanda de 29,4% sobre 2019. Já a oferta global em 2023, medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASK), deve ficar 12,9% abaixo do patamar pré-covid. Para este ano, a estimativa para o indicador é de uma queda de 26,1% sobre 2019.

América Latina

A demanda na América Latina em 2022 deve ter uma retração de 12,6% sobre 2019. Já para o ano que vem, a Iata projeta queda de 4,4% do indicador na mesma base de comparação.

Já a oferta na região em 2022 deve apresentar um declínio de 11,4% sobre 2019, nível pré-covid. Para 2023, a queda sobre o patamar pré-pandemia ainda deve ser de 5,8%.

*A repórter viajou a convite da Iata

Juliana Estigarríbia*

Postagem anterior

Ex-executivos da Marcopolo criam fábrica de furgões elétricos no RS

Próxima Postagem

Petrobras anuncia redução no preço da gasolina em 6,1% e, do diesel, em 8,1%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa
Economia

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Destaque do dia

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista
Notícias

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil
Economia

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital
Notícias

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda
Marcas

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pertrobras

Petrobras anuncia redução no preço da gasolina em 6,1% e, do diesel, em 8,1%

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.