Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Para se proteger da concorrência, 5àSec lança marca ‘popular’

Serão dois formatos: com lojas de ruas tradicionais e outro com lockers instalados dentro dos edifícios

Redação de Redação
7 de fevereiro de 2022
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
para-se-proteger-da-concorrencia-5asec-lanca-marca-popular

A rede de lavanderias francesa 5àSec tem o Brasil como o seu principal mercado. O País concentra cerca de 30% das lojas da companhia, que acabou de ultrapassar as 500 unidades, a maior parte delas franquias. Mesmo assim, a empresa enxerga muito potencial para expandir as suas operações por aqui, especialmente ao focar em duas áreas que ainda estavam de lado dentro da operação: as lavanderias de baixo custo e a operação em edifícios comerciais e residenciais.

Essa proposta de diversificação da rede francesa pode ser vista como uma reação à ofensiva da gigante Unilever nesse mercado no Brasil. A multinacional vem abrindo lavanderias no País com a marca Omo, especialmente dentro de condomínios. A Unilever tem como meta se tornar a maior rede do setor em cinco anos e acelerou seus planos em 2020, com a aquisição do Grupo Acerte, proprietário das marcas de lavanderias Quality e Prima Clean.

A 5àSec está reagindo a isso. Para alcançar um público que não está disposto a gastar muito para ter as suas roupas lavadas e passadas, a empresa lançou a bandeira LavPop by 5àSec. Segundo Fábio Roth, presidente da rede, a 5àSec acabou de assinar o seu primeiro contrato com um franqueado nesse formato, e a previsão é de chegar a 40 operações da nova bandeira em dezembro.

Dois formatos 

Serão dois formatos da LavPop, um de lojas de ruas tradicionais e outro com lockers (armários) instalados dentro dos edifícios. Nesse formato, o consumidor coloca suas roupas em um dos armários, que serão conectados por meio de um aplicativo. Quando o serviço estiver pronto, o consumidor recebe uma notificação e pode retirar em um determinado armário.

De acordo com Roth, a empresa quer chegar a classes que não são atendidas pela loja padrão da 5àSec, mais voltada para as classes A e B, especialmente executivos. “Quando olhamos o cenário do setor no Brasil, temos muito a crescer. A penetração no País é de apenas 4% da população economicamente ativa utilizando lavanderias, enquanto na Europa ultrapassa os 25%”, compara.

Outro segmento com potencial, segundo o executivo, é o de edifícios residenciais. Com apartamentos cada vez menores, mas com áreas comuns para lavanderia, a 5àSec quer se tornar uma opção para administrar os espaços, também por meio de franquias.

As negociações com condomínios já estão curso. Serão oferecidas tanto a opção de instalar a lavanderia completa – com funcionários ou no modelo de autosserviço – quanto apenas os lockers para roupas, que seriam recolhidas e entregues pela loja mais próxima.

Adaptações à pandemia

A 5àSec não teve muito a comemorar nos últimos dois anos. Com as pessoas trabalhando mais em casa por causa da pandemia, muitas deixaram de ir a lavanderias externas. Isso fez com que o faturamento da empresa caísse 35% em 2020. Já em 2021, a empresa recuperou parte das vendas ao crescer também 35%, para R$ 200 milhões. A recuperação, porém, foi insuficiente para retomar o patamar pré-pandemia.

Apesar do lançamento da nova bandeira, a 5àSec não vai deixar de olhar para o seu segmento premium. De acordo com o presidente da empresa, mesmo com o home office, houve uma adaptação das lavanderias. O serviço de entregas, por exemplo, passou a ser gratuito e novos modelos de serviço passaram a ser oferecidos, como o de assinatura mensal. Hoje, esse negócio já representa cerca de 13% do faturamento da companhia.

Para Alberto Serrentino, especialista em varejo e fundador da consultoria Varese Retail, esses novos modelos de recorrência devem ser o grande ponto de crescimento para as lavanderias, apesar da pouca penetração no País. “As pessoas estão com menos tempo e com mais necessidades de serviços, mas é preciso ajustar a questão de preços dependendo do público que quer alcançar”, diz Serrentino.

LAVA E PASSA

– Impacto: A 5àSec sofreu no início da pandemia e viu sua receita cair 35% em 2020; mesmo com recuperação no ano passado, está ainda abaixo do patamar pré-crise.

– Reação: Para enfrentar essa retração, a rede deixou de cobrar pelas entregas e passou a oferecer um serviço de assinatura mensal.

– Diversificação: A nova aposta é numa bandeira mais popular, a LavPop, que também vai combater a concorrência da Omo.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: gallofilm / Shutterstock.com

Postagem anterior

Após Petz, Cobasi e Petlove devem ir às compras

Próxima Postagem

Com avanço da Ômicron, cervejarias repensam estratégia para o Carnaval

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas
Economia

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com avanço da Ômicron, cervejarias repensam estratégia para o Carnaval

Com avanço da Ômicron, cervejarias repensam estratégia para o Carnaval

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.