Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Varejo tenta atrair consumidor que vai sacar FGTS

Redação de Redação
7 de março de 2017
no Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

O varejo prepara promoções com descontos de até 70% para fisgar o consumidor que tem direito a sacar os recursos de contas inativas do FGTS. Os preços mais baixos estão agendados para começar a valer nesta semana, quando a Caixa libera o primeiro lote de recursos. O banco estima que, nessa primeira leva de saques, que começa na sexta-feira, cerca de 4,9 milhões de trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro resgatem R$ 6 bilhões das contas inativas. Grandes varejistas, como Casas Bahia, Pontofrio, Ricardo Eletro, Extra, Magazine Luiza e Mercado Livre, prometem ofertas e condições especiais de pagamento.

A investida para abocanhar um pedaço dos bilhões das contas inativas ocorre num momento em que o varejo amarga quedas históricas de vendas. De acordo com o IBGE, em 2016 a retração nas vendas bateu 6,6%, pior recuo em 16 anos. Apesar dos cortes de preços nas varejistas, Claudio Felisoni, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), avalia que o efeito das promoções nas vendas deve ser fraco:

— Claro que o varejista vai fazer o possível para aproveitar esse dinheiro. É como oferecer um pedaço de pizza a pessoas que não comem há dias. Mas o consumidor está receoso, teme perder o emprego e ainda tem muitas dívidas. O consumo não deve ser priorizado.

Mesmo assim, a Via Varejo, que reúne as operações das Casas Bahia e do Pontofrio, preparara uma ação inédita voltada aos clientes que poderão sacar os recursos do FGTS. Desde domingo passado, as Casas Bahia iniciaram a campanha “Renove sua casa”, com ofertas em segmentos como eletrodomésticos e móveis, além de descontos especiais. No Pontofrio, a campanha “Upgrade” visa a ajudar o cliente a fazer um bom negócio, adquirindo itens de que ele precisa com descontos especiais.

O Magazine Luiza, por sua vez, vai divulgar, na quinta-feira, uma série de ofertas que serão válidas para o dia 10, tanto no site quanto nas lojas físicas.

No caso do e-commerce, o Mercado Livre, que reúne milhares de lojas virtuais, começa as promoções dia 13, abrangendo entre cinco mil e dez mil produtos, em todas as categorias do site. Segundo Leandro Soares, diretor do Mercado Livre, os preços estarão até 70% mais baixos.

— Vamos fazer uma semana de promoção, entre os dias 13 e 19, aproveitando a liberação do FGTS e o Dia do Consumidor, que é em 15 de março, e tentar dar um impulso nas vendas — comenta Soares, acrescentando que o Mercado Livre deve promover ações similares nas datas definidas para os saques do FGTS nos próximos meses.

As lojas Extra Hiper, do Grupo Pão de Açúcar, prometem colocar nas gôndolas descontos especiais nos eletroeletrônicos na sexta-feira. As promoções serão apresentadas como listas de compras, destacando as melhores oportunidades para mudar a cara da cozinha, da sala ou da lavanderia da casa dos clientes, que poderão parcelar os itens adquiridos em até 20 vezes no cartão Extra.

O Extra também vai estender as ofertas com preços mais baixos por 15 dias, aproveitando o Dia do Consumidor. As promoções vão até o dia 16 nas seções de eletroeletrônicos, têxtil e bazar. Também haverá ofertas nas categorias de perecíveis e mercearia. O parcelamento em até 20 vezes estará disponível apenas para os produtos eletroeletrônicos, desde que a parcela mínima seja de R$ 50.

— Com a oportunidade de ter um dinheiro inesperado na mão, a rede quer ajudar o cliente a utilizar essa renda de forma inteligente, sem se endividar e aproveitando as oportunidades que o Extra oferece — explica Eandres Aguiar, gerente de marketing do Extra.

A rede Ricardo Eletro começou sua campanha já no último domingo, e está concentrando a ação em descontos para produtos comprados à vista, considerando que os recursos do FGTS aumentam o poder aquisitivo dos consumidores. A lavadora 13 kg e o refrigerador Electrolux duplex, por exemplo, terão R$ 200 de desconto, com o preço baixando a R$ 1.299. Um guarda roupa de dez portas ou uma cama box casal sai por R$ 399 à vista, também com desconto de R$ 200.

O contador Mario Nakamura, de 32 anos, vai sacar os recursos de quatro contas inativas do FGTS em maio, quando os nascidos em junho, julho e agosto terão o dinheiro liberado. Conhecedor dos números por conta de sua atividade, Nakamura já colocou na ponta do lápis o que fará com a renda extra: 50% serão destinados para o pagamento de dívidas e 50% serão usados na compra de itens de cozinha.

— Primeiro vou quitar dívidas do cartão de crédito e de empréstimos, porque não vale a pena pagar juro — diz ele, que vive em Manaus. — O restante eu vou investir na compra de produtos que preciso para montar meu canal de culinária no YouTube.

PAGAMENTO DE DÍVIDAS DEVE SER PRIORIDADE

O educador financeiro Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro, recomenda justamente que o primeiro destino do FGTS seja o pagamento de dívidas, especialmente em cartão de crédito ou cheque especial. Já para os que estiverem com as contas em dia, o melhor, recomenda, é guardar dinheiro.

— É preciso lembrar que os recursos do FGTS eram uma poupança compulsória, que rendia pouco. Quem tiver direito ao saque pode aproveitar para reforçar suas reservas, seja para a aposentadoria ou para uma emergência, aplicando o dinheiro num fundo DI ou em títulos do Tesouro Direto, investimentos que ainda estão atraentes — recomenda Calil.

Em relação ao consumo, Calil observa que aqueles que vão receber valores até R$ 500, e não tiverem dívidas, podem gastar. Já para aqueles que receberem quantias mais altas, de R$ 10 mil a R$ 20 mil, o ideal é gastar entre 20% e 30% e poupar o restante.

— Quem está esperando para trocar a geladeira há anos pode ter uma boa oportunidade. Mas comprar apenas para aproveitar o desconto não vale a pena. Quem tem dinheiro para pagar à vista sempre terá um desconto — diz Calil.

Postagem anterior

Sonae Sierra Brasil apresenta receita líquida de R$ 342,3 milhões em 2016

Próxima Postagem

Como as loucuras de Trump podem ajudar as empresas brasileiras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Target
Notícias

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical
Inovação

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais
Notícias

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo
Varejo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras
ESG

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

Como as loucuras de Trump podem ajudar as empresas brasileiras

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.