Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As trocas de comando das marcas internacionais no Brasil

Marcos Hirai de Marcos Hirai
7 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Lush, WalMart, Starbucks, Adidas, FNAC…o que estas marcas tem em comum? Bom, todas elas mudaram recentemente de mãos aqui no Brasil. As marcas permanecem no varejo brasileiro, ao menos por ora, mas, de subsidiárias ou filiais, passaram a ser operações franqueadas ou licenciadas. A lógica é que, em mãos de operadores locais, as operações possam ser mais rentáveis, mais dinâmicas e melhor geridas. Num mercado complexo como o nosso, com a cara e complexa estrutura tributária, regras trabalhistas pesadas, altas taxas de juros, problemas logísticos, incertezas políticas, economia volátil, faz com que a gestão de empresas nos moldes da matriz muitas vezes se torne uma fonte de problemas e dificuldades.

Com a troca de comando, é muito provável que a marca volte a reluzir e volte a crescer no nosso mercado. É o caso da Starbucks que agora está sob gestão do fundo de investimento SouthRock, que promete voltar a abrir lojas nos próximos meses, inclusive em novas praças, já que, até hoje,  possui lojas apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O anuncio da venda do WalMart no Brasil ao fundo de private equity Advent International, que comprou 80% nas operações do Walmart no Brasil, ocorreu esta semana.  Advent planeja expandir as bandeiras desenvolvidas pelo Walmart no Brasil, como Maxxi, usada nas lojas de atacarejo, e Todo Dia, de lojas de vizinhança, bem como o clube de compras Sam’s Club.

A Adidas resolveu concentrar suas vendas pelos canais digitais, onde pretende mais do que dobrar suas vendas nos próximos 2 anos. Fechou uma série de lojas em todo o Brasil, mas manterá lojas físicas com franqueados. Estes, por sua vez, deverão abrir novas em breve.

A FNAC por sua vez sofre pelo segmento que atua (livros, CDs e DVDs) e precisou vender a subsidiária brasileira para concentrar os esforços nas suas lojas da Europa. A Fnac Darty, grupo francês que controla a rede no Brasil, disse que licenciará a marca Fnac para a nova empresa, ou seja, vai manter o mesmo nome– e vai realizar uma recapitalização para ajudar a companhia a recuperar sua posição no mercado. Mas, este ano, acabou fechando algumas lojas.

Por ultimo, a LUSH, que abriu a primeira loja por aqui em 1999, via licenciado, depois retornou como operação própria. E agora resolveu fechar as portas. Porém, após quase uma década de briga na justiça, os direitos sobre a marca de cosméticos podem voltar à primeira licenciada.

As trocas de comando citadas podem trazer perspectivas melhores daquelas operadas anteriormente. Ganham os consumidores brasileiros.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Marcas que não protegem dados dos consumidores podem ter reputação manchada

Próxima Postagem

Marca do Grupo CMPC Melhoramentos lança e-commerce

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Marca do Grupo CMPC Melhoramentos lança e-commerce

Marca do Grupo CMPC Melhoramentos lança e-commerce

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.