Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Compreender a Maturidade Tecnológica como diferencial competitivo e potencial para aceleração digital

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
7 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Compreender a maturidade tecnologia como diferencial competitivo e potencial para aceleração digital

Com o avanço acelerado da tecnologia, o conceito de Maturidade Tecnológica vem ganhando cada vez mais relevância e destaque dentro das empresas, pois emerge como crucial para impulsionar a aceleração digital e garantir a competitividade no mercado, além de permitir eficiência e suficiência na operação, processos e segurança.

Durante o último final de semana aconteceu o Connection Foodservice, com destaque em temas como a adoção e utilização de tecnologias nas empresas, foco nas tendências que ofereçam inovação e digitalização em suas operações, estratégias e processos de negócios.

Está cada vez mais clara a importância do entendimento sobre a maturidade tecnológica para que as empresas estejam preparadas e consigam se adaptar, aproveitando plenamente as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital.

Para evoluirmos, é necessário fazer uma avaliação detalhada do estado atual da estratégia, infraestrutura tecnológica, sistemas, processos e cultura digitais. Também é preciso trabalhar no desenvolvimento e na atualização das estratégias em TI, para nos certificarmos de que estejam alinhadas aos objetivos e necessidades da organização, definindo uma visão clara dos recursos tecnológicos necessários para alcançar os principais objetivos.

Etapas fundamentais, como estabelecer uma estrutura de governança em TI eficaz e implementar soluções para coletar, processar e analisar informações relevantes para o negócio, requerem a avaliação da infraestrutura e das soluções de software da empresa, além de analisar se elas são capazez de suportar a elasticidade das demandas atuais e futuras.

Ao tratarmos da automação, será necessário conhecer e identificar todos os processos manuais que poderão ser automatizados, compreendendo a implementação de BPM, RPA ou criando sistemas mais simples de fluxo de trabalho, capazes de automatizar tarefas rotineiras, aumentar a eficiência e reduzir erros.

Outro ponto importante, ao analisarmos a maturidade tecnológica, está voltado para a segurança da informação, que exige o acompanhamento de tendências que possam garantir a proteção dos dados e sistemas da empresa, por meio de medidas de segurança adequadas, como o firewall, a criptografia, a autenticação multifator, a LGPD, as políticas de segurança e o treinamento para conscientização dos funcionários.

Neste último ponto, relacionado ao fator humano, que vem sendo foco dos cibercriminosos, é preciso conscientizar os departamentos ligados às pessoas para desenvolver e capacitar os funcionários com as competências digitais adequadas; num mesmo nível de importância. A TI precisa identificar as habilidades e os conhecimentos necessários para trabalhar plenamente com todas as tecnologias disponíveis no mercado, buscando internamente o crescimento e a evolução profissional para otimizar o potencial interno e valorizar sua estrutura.

Por fim, mas não menos importante, um projeto que consiga trabalhar a maturidade tecnológica de maneira completa e 360° exigirá a criação de uma cultura de inovação, além do investimento em pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias emergentes que possam impulsionar a competitividade da empresa num longo prazo.

Para que isso aconteça de maneira contínua, a busca por melhoria com o monitoramento, estabelecendo indicadores de desempenho e métricas para medir a eficácia das iniciativas de maturidade tecnológica, serão fundamentais para mensurar resultados e indicar ajustes com base nos dados obtidos.

A cada dia, temos uma necessidade ainda maior em desenvolvermos nossa maturidade tecnológica, de maneira sólida e com base para a aceleração digital. Porém, precisamos pensar amplamente e a longo prazo, incluindo diversos pontos exigidos na transformação digital, que vão de cultura e processos ao fator humano.

Mais do que interpretarmos como investimento obrigatório, precisamos encarar a maturidade tecnológica como um potencial para transformar estruturas, estratégicas e processos, com foco em inovação para impulsionar os negócios, gerar valor e obter vantagens significativas.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vendas de gift cards do segmento de foodservice crescem 117% no último ano

Próxima Postagem

Melissa anuncia pop up store na Galeries Lafayette em Paris

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Melissa anuncia pop up store na Galeries Lafayette em Paris

Melissa anuncia pop up store na Galeries Lafayette em Paris

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.