Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Perdas com catástrofes naturais devem superar US$ 100 bi pelo 4º ano seguido

As perdas seguradas no mundo este ano devem somar US$ 108 bilhões, uma queda de 23% em relação ao ano passado

Redação de Redação
7 de dezembro de 2023
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Perdas com catástrofes naturais devem superar US$ 100 bi pelo 4º ano seguido

As perdas seguradas causadas por catástrofes naturais devem superar a barreira dos US$ 100 bilhões (o equivalente a R$ 490 bilhões) no mundo em 2023, de acordo com estimativa do Swiss Re Institute. Será o quarto ano seguido em que eventos climáticos devem produzir perdas acima deste patamar.

Ao todo, as perdas seguradas no mundo este ano devem somar US$ 108 bilhões, uma queda de 23% em relação ao ano passado. As perdas causadas por catástrofes naturais devem somar US$ 100 bilhões, queda de 25% na mesma base de comparação.

Apesar de indicarem um arrefecimento, ambos os números estão acima da média histórica. Nos últimos dez anos, as perdas seguradas foram de US$ 99 bilhões por ano, enquanto as causadas por desastres naturais somaram US$ 89 bilhões.

O Swiss Re Institute afirma que os números deste ano devem ser impulsionados por uma série de eventos de média intensidade, mas de maior frequência, em especial nos Estados Unidos. Tempestades severas em solo americano já provocaram US$ 50 bilhões em perdas seguradas neste ano, e esse número ainda deve aumentar. Foram ao todo 18 eventos com perdas de US$ 1 bilhão ou mais.

Em todo o mundo, as perdas com tempestades severas devem chegar a US$ 60 bilhões neste ano, recorde histórico de acordo com o estudo. A média dos últimos cinco anos foi de US$ 32 bilhões, e a dos últimos dez anos, de US$ 27 bilhões.

“Para o setor de seguros, os eventos recentes dão padrões robustos para estimar as tendências maiores de perda”, afirma Balz Grollimund, chefe de perigos de catástrofe do Instituto. “Ainda assim, para progredir em um entendimento mais profundo, é importante conseguir melhores conclusões das seguradoras sobre as distribuições da exposição de seguros, e dados detalhados sobre as indenizações.”

O executivo diz ainda que os preços dos seguros têm de refletir de forma adequada as tendências de perdas. Com as mudanças climáticas tornando eventos catastróficos mais frequentes e severos, as seguradoras têm afirmado que os preços de alguns riscos devem aumentar.

“O efeito cumulado de eventos frequentes e de perda baixa, junto com o aumento nos preços do patrimônio e dos custos de reparo, têm um grande impacto sobre a rentabilidade de uma seguradora em um prazo mais longo”, afirma Jérôme Jean Haegeli, o economista-chefe do Grupo Swiss Re.

Ainda assim, o Instituto enxerga uma oportunidade para o setor. Segundo as estimativas, apenas 40% das perdas econômicas vistas neste ano, seja por catástrofes ou pela ação humana, devem ter cobertura securitária, o que indica espaço para que as empresas cresçam.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Google anuncia Gemini, novo software de IA que promete ser superior à tecnologia OpenAI

Próxima Postagem

Itaú reúne Madonna e Fernanda Montenegro em campanha de lançamento da nova marca

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice
NRA Show

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado
Economia

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril
Varejo

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre
Economia

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil
Indústria

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária
Indústria

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025
Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig
Economia

Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Itaú reúne Madonna e Fernanda Montenegro em campanha de lançamento da nova marca

Itaú reúne Madonna e Fernanda Montenegro em campanha de lançamento da nova marca

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.