Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Redes sociais ganharam fácil

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
8 de outubro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

O resultado desse primeiro turno das eleições presidenciais mostram as redes sociais como outro grande vencedor. Especialmente junto aos consumidores-cidadãos mais educados e das classes mais altas.

E outro resultado é a preocupação com a mídia e as campanhas tradicionais como veículo de comunicação e convencimento. Chega a assustar o fosso que se abriu.

Nada muito diferente do que se antecipava, mas a constatação factual é por demais impactante e vai determinar muitas reflexões envolvendo alocação de recursos e revisão de conteúdo e forma dos canais de comunicação, relacionamento e promoção das marcas, produtos e serviços.

Sempre poderá ser discutido e contestado se o conteúdo da mensagem era o adequado e o mais alinhado com as demandas emergentes dos consumidores-cidadãos, mas o que não se pode negar é que quem tinha maiores volumes de comunicação através dos veículos tradicionais para as eleições presidenciais não se deu bem.

Talvez tenha sido uma das maiores surpresas, pois a expectativa que a diferença de volume de comunicação através dos canais tradicionais pudesse ser o maior diferencial na corrida presidencial a favor do candidato Alckmin.

E o que se viu foi muito diferente.

Verba e recursos nanicos para comunicação, porém com uma proposta adequada aos anseios mais emergentes de boa parte da população, valorizados pelo farto noticiário após o incidente de Juiz de Fora, acabaram catapultando a votação do candidato Bolsonaro.

De forma nenhuma deve ser minimizado o efeito jornalístico da farta cobertura após o incidente que colocou o candidato 24 horas no ar por vários dias, mas, deve ser considerado que, àquela altura, já se desenhava um cenário próximo daquele mostrado ao final desse primeiro turno.

A reflexão que precisa ser feita

Empresas de comunicação, agências de propaganda, promoção e marketing digital, empresas de programas de relacionamento, veículos de comunicação tradicionais e digitais e, principalmente, anunciantes de todos os setores e segmentos, de todos os tamanhos, se debruçarão sobre os dados e resultados desse primeiro turno para repensar suas estratégias.

Insisto, nada muito diferente do que se vinha alertando, mas a contundência dos dados e resultados impõem uma reflexão muito mais ampla e profunda.

E que já tinha sido mostrado nas campanhas vencedoras de João Doria à prefeitura de São Paulo e mesmo na eleição norte-americana de Trump.

Existirão os que irão minimizar esses resultados por opção ideológica, empresarial, profissional ou pessoal, mas até esses farão uma reflexão mais ampla para tentar entender e, principalmente, repensar conteúdo, forma e alocação de investimentos a partir da análise mais profunda das respostas do consumidor-cidadão aos estímulos recebidos.

É tempo de desaprender, tentar entender e reaprender novamente. Os fatos são eloquentes demais para serem minimizados.

Postagem anterior

Startup brasileira lança marketplace de bitcoins

Próxima Postagem

O pedido perfeito gera mais valor para o acionista

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
O pedido perfeito gera mais valor para o acionista

O pedido perfeito gera mais valor para o acionista

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.