A força do Marketing Social

Ação do Shopping Iguatemi Alphaville convidou o público a renovar o guarda-roupa e ajudar a instituição beneficente Rainha da Paz

Ao analisar os resultados da campanha Desapega e Leva, realizada pelo Iguatemi Alphaville no mês de outubro, percebi que o Marketing Social é extremamente relevante aos consumidores. Apenas durante quatro dias de ação foram arrecadadas mais de 3 mil peças de roupas para a instituição Rainha da Paz.

De acordo com Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls, a preocupação com os problemas locais deve ser confirmada como tendência entre os empreendimentos.

“Os resultados não deixam margem para dúvida. Os consumidores querem se relacionar com empresas que demonstrem valores parecidos com os seus, tanto em relação ao social quanto a questões ambientais”, afirmou marinho.

Veja a chamada utilizada na campanha do Iguatemi:

“Você já imaginou suas roupas e acessórios que estão esquecidos virando descontos exclusivos em suas lojas preferidas? E ainda ajudar uma instituição beneficente que cuida de crianças e adolescentes com deficiências múltiplas? Durante quatro dias, de 19 a 22 de outubro, doe roupas e acessórios como bolsas, lenços e calçados, desde que em bom estado, e receba em troca vouchers de desconto para compras nas lojas participantes!”

Além do excelente trabalho da equipe de Marketing do Iguatemi Alphaville, que mostrou realmente conhecer o público do seu empreendimento, tenho que destacar a atitude dos lojistas que participaram da ação. Afinal, cada loja criou uma oferta realmente atrativa para estimular o engajamento dos consumidores.

Tecnologia

A campanha Desapega e Leva do Iguatemi Alphaville também inovou ao usar os mobile vouchers da Ouvi. A ferramenta entrou no planejamento da ação para simplificar a utilização dos descontos e o acompanhamento dos resultados.

“Ficou muito mais simples realizar a campanha. Sem os mobile vouchers a gente precisaria usar cupons em papel e isso envolveria tempo desperdiçado para coletar os cupons nas lojas e fazer a contabilidade de tudo”, disse Amanda Zeni, Supervisora de Marketing do Iguatemi Alphaville.

Além de facilitar a mecânica e o acompanhamento da campanha, o uso dos vouchers digitais pode ajudar a melhorar o fluxo das lojas. Segundo Marinho, a tecnologia é ideal para estimular as pessoas a comprar, mesmo quando elas vão apenas passear no shopping center.

“Não podemos esquecer que, de acordo com dados da Abrasce, apenas 37% das pessoas vão ao shopping com intenção de comprar. E entre aqueles que visitam o empreendimento sem intenção de compra, apenas 9% mudam de ideia. Agora calcule o tamanho do público que pode ser impactado por um voucher exclusivo para estimular a compra”, explicou o sócio-diretor da GS&Malls.

Resultado

Ao implementar os mobile vouchers na ação, tanto os lojistas quanto o Marketing do empreendimento acompanharam em tempo real o volume de vouchers promocionais que foram solicitados e validados.

No fim do Desapega e Leva, foi possível identificar que 59% dos consumidores engajados na ação realizaram ao menos uma compra nas lojas participantes. Esse engajamento garantiu a doação de mais de 3 mil peças de roupas que foram encaminhadas à instituição Rainha da Paz.

“O maior valor dos mobile vouchers é conseguir mostrar o resultado exato da campanha. Os responsáveis pela ação vão entender quais mídias são as melhores vendedoras, que tipo de vantagem é mais atrativa. Esses dados são muito importantes para os empreendimentos conseguirem melhorar o planejamento e, consequentemente, seus resultados”, concluiu Marinho.

Como a plataforma da Ouvi possui um sistema de segurança para o voucher ser solicitado e validado uma única vez por consumidor (por número de celular), isso possibilita que todos os envolvidos, shopping e lojistas, fiquem tranquilos em relação a fraudes. “Realizamos inclusive uma competição entre as lojas. As 3 que validaram mais vouchers foram premiadas”, finalizou Amanda.

Assista ao vídeo-case:

Participação

No total, 40 lojas escolheram participar do Desapega e Leva no shopping de Barueri e ofereceram descontos entre 30% e 70%. Mais que descontos para gerar vendas, os lojistas que aderiram à campanha deixaram clara sua vontade em ajudar a comunidade local através da instituição Rainha da Paz.

Confira as lojas que participaram do Desapega e Leva:

Academia Bodytech, Arestta, Attualità, Bed Time, BB Básico, Brooksfield Donna, Camila Klein, Chipsaway, Danydeb, Green, Havaianas, Hering, Homa, Isabel Oliveira, Le Titi, Lily Cake, Lupo, Madrid, Marina Gallati, MOB, Monte Carlo, Morana, Mr. Beer, Multicoisas, Nagarê Sushi, Óticas Carol, Óticas Dax, Pinni, Pirajá, Puket, Reserva, Saraiva, Sérgio K, Swarovski, The Body Shop, Tok & Stok, Tommy Hilfiger, Vila Animada, Ville du Vin, VR Menswear.

Rainha da Paz

A arrecadação em roupas e acessórios da campanha Desapega e Leva do Shopping Iguatemi Alphaville foi destinada à Rainha da Paz, localizada em Santana de Parnaíba (SP), que atende crianças e adolescentes carentes com deficiências múltiplas.

A instituição beneficente acolhe e reabilita pessoas com deficiência e suas famílias. A Rainha da Paz atende mais de 300 crianças e adolescentes carentes com deficiências múltiplas e que necessitam de terapias para melhorar a qualidade de vida.

A instituição disponibiliza os serviços de fonoaudiologia, apoio pedagógico, fisioterapia, enfermagem, psicologia, hippoterapia, nutrição, informática, hidroterapia, terapia ocupacional, serviço social, odontologia e cuidadoras.

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