Busca do Google lança experiência de IA generativa no Brasil no Chrome para desktops

A ferramenta está disponível para teste e, na próxima semana, poderá ser acessada pelo aplicativo para Android e IOS

O Google anunciou, nesta quarta-feira, 8, a chegada ao Brasil da Experiência de Pesquisa Generativa (em inglês, Search Generative Experience –  SGE). A ferramenta está disponível para teste em português e já pode ser utilizada.

Quando as pessoas fizerem uma pergunta ao buscador, a nova experiência de IA generativa poderá ajudar a dar os primeiros passos dessa pesquisa de forma mais natural e intuitiva. O experimento pode ser acessado via Search Labs, um novo programa por meio do qual os internautas podem testar e experimentar novas tecnologias e recursos da busca antecipadamente e compartilhar feedback.

Com novos avanços em IA generativa, a empresa está reinventando o que um mecanismo de Busca pode fazer. De acordo com o Google, será possível desbloquear perguntas e consultas completamente novas, além de transformar a forma como as informações são organizadas. Portanto, tópicos e novos conteúdos na web poderão ter resultados mais profundos quando forem buscados.

Facilidade de pesquisa

A SGE pode facilitar uma importante etapa do trabalho de pesquisa, para que as pessoas possam entender um tópico com mais rapidez, descobrir novos pontos de vista e insights e realizar tarefas com mais facilidade.

Entre algumas das principais utilidades da nova ferramenta, a empresa destaca resumos gerados por IA, modo conversacional para explorar informações durante uma pesquisa, sendo possível obter uma resposta instantânea, com links para diversas fontes na web, e resultados confiáveis.

Por exemplo, ao consultar  na Busca do Google “Como ingressar em um time de futebol feminino?” . Geralmente, você pode dividir essa questão em várias outras, classificar a vasta informação disponível e começar a “juntar as peças”. Com a IA generativa, a Busca poderá fazer parte desse trabalho.

Mas não termina aí. Abaixo do resultado, será possível sugestões para as próximas etapas da jornada do internauta, incluindo perguntas relacionadas ao tema. Ao clicar nelas, o usuário será levado a um modo conversacional e poderá perguntar mais ao Google sobre o tópico explorado.

“Ao trazer IA generativa para o nosso sistema de busca, fizemos um grande esforço para desenvolver uma experiência responsável e cuidadosa”, afirma Bruno Pôssas, vice-presidente de Engenharia para a Busca do Google. “Projetamos essas novas experiências para destacar e chamar a atenção para o conteúdo na web, facilitando o acesso a mais links e a uma ampla gama de fontes de informação”, completa.

Para ativar esta experiência basta clicar no ícone Labs  e começar a dar os primeiros passos. A experiência de IA generativa  e o Search Labs estão disponíveis no Chrome para desktop desde a quarta-feira, 8. Na próxima semana, o acesso será habilitado gradualmente no Google app disponível para Android e iOS.

Competição acirrada

Em setembro passado, o Google Cloud firmou diversas parcerias em IA com o objetivo de intensificar a concorrência com a Microsoft e a OpenAI, a criadora do ChatGPT, e levar a tecnologia a mais consumidores.

Entre elas, destacam-se as colaborações com a General Motors (GM), Six Flags, operadora de parques temáticos, Estee Lauder, Nvidia, governo de El Salvador, HCA Healthcare, Dun & Bradstreet e SAP.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist