Valor do frete faz 75% dos brasileiros desistirem de compras online

Pesquisa também mostra que falta de confiança no marketplace é outro grande motivo de desistência

Em sua terceira edição realizada em parceria com a Opinion Box, a State of Search Brasil aponta o comportamento de busca dos usuários online brasileiros. O objetivo da pesquisa é ter dados nativos que auxiliem profissionais de marketing digital a entender como é a jornada de compra e qual o papel do Google e das redes sociais neste processo.

O Google é o buscador mais utilizado pelos brasileiros e para 86% dos respondentes os motivos para busca são pesquisar sobre conteúdos e informações de produtos que desejam adquirir. Já 74% usam o buscador com a intenção de compra direta. Um outro detalhe importante é que: mesmo que a compra seja feita na loja, antes de decidir pelo produto ou marca, o usuário busca no Google informações que validem sua escolha.

Ainda de acordo com a State of Search Brasil, para 07 a cada 10 consumidores há uma busca no Google antes de realizar qualquer compra. Antes de chegar a fazer a compra efetivamente, 25% dos usuários entram em diversos sites de comparação a partir de links do Google para pesquisar pelo produto. Neste ponto, quanto mais o site estiver otimizado com a estratégia de SEO, melhor posicionamento na SERP do buscador ele terá. Com isso, mais chances de receber o clique do usuário.

O que leva um consumidor a desistir da compra online

Quando chegam nos sites, após pesquisas no Google, 75% dos usuários desistem da compra por valor de frete. 74% apontaram que desistem por não confiarem no site e 65% vão embora porque não encontraram informações suficientes sobre o produto desejado.

Para os canais mais buscados temos: Google, Youtube, Site das empresas (lojas virtuais) e Instagram. Neste quesito, o Instagram é a rede social mais utilizada para realizar compras ou buscar informações sobre produtos.

O que ajuda a convencer o consumidor a realizar a compra

Ao buscarem as informações no Google, 77% dos consumidores preferem consumir textos curtos seguidos de imagens. É importante apontar que em comparação a 2021 (ano de pandemia e reclusão social), houve aumento considerável de pessoas que clicaram nos primeiros resultados do Google para realizar a compra. A instantaneidade, então, se tornou mais um desafio para lojas virtuais, que precisam estar melhor posicionadas nas páginas do Google, já que grande parte dos usuários não vão até a segunda página para realizar pesquisas.

Imagens (72%), vídeos curtos (67%) e artigos (48%), também são importantes ativos para ajudar um consumidor a comprar por determinado produto ou marca.

Para corroborar estas informações, o Think With Google, canal de informação sobre comportamento online, aponta que: para consumidores brasileiros na hora da compra, preços mais baixos, envio gratuito, promoções, facilidades no pagamento e disponibilidade de garantia, também são fatores de convencimento.

Desafios para E-commerces brasileiros

De acordo com a Associação Brasileira de Ecommerce (Abracom) o Brasil tem mais de 930 mil lojas virtuais. Destes, grande parte deles são de comércios eletrônicos de pequeno porte, com até 10 mil visitas mensais. Neste cenário, não há a concorrência por tamanho da marca, mas sim por posicionamento nos buscadores, como o Google.

O desafio das lojas virtuais, neste universo digital, é justamente trabalhar de maneira que seus sites estejam bem otimizados para a navegação do usuário e para que eles sintam-se à vontade, como se estivessem entrando em uma loja física, mesmo.

Quer saber mais? 👇👇👇Clique e ouça o podcast Mercado&Tech powered by Infracommerce 👇👇👇

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist