Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O impacto do desemprego no varejo

Redação de Redação
10 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Eduardo Yamashita*

Todos nós temos visto o forte aumento no número de brasileiros desempregados, mas a dúvida que fica é qual é o real impacto no consumo?

Antes de tudo, vamos aos fatos: desde o início de 2015 houve um forte aumento no desemprego no Brasil, considerando os dados da PNAD contínua do IBGE, esse indicador passou de 7,1% em 2014 para 8,0% em 2015 e para os atuais 11,2% em 2016 (todos dados do trimestre móvel de fevereiro a abril dos seus respectivos anos), representando assim um contingente de 11,4 milhões de pessoas economicamente ativas que procuram emprego, porém não o encontram.

Outro aspecto bastante preocupante é que os brasileiros têm levado mais tempo para se realocar no mercado, o percentual de pessoas procurando emprego há mais de seis  meses em apenas três anos subiu de 18,4% de fev/2013 para 30,9% em fev/16. Além de não encontrar ocupação por muito tempo, esses trabalhadores também deixam de receber o seguro desemprego, aumentando ainda mais a pressão sobre essas famílias.

IMPACTO NA CONFIANÇA
O emprego e principalmente a qualidade do emprego (estabilidade, perspectiva de crescimento, etc.) são os principais fatores que direcionam a confiança do consumidor no Brasil. A confiança do consumidor, por sua vez, é o principal fator que direciona o consumo, afinal de contas, você compraria uma roupa nova se achasse que iria perder o emprego em breve? O inverso também é verdadeiro, com a confiança em alta, as famílias brasileiras tiram do papel seus plano de reformar a casa, trocar de carro, experimentar novas categorias de produtos, etc.

CUIDADO COM A MÉDIA
Apesar do número de 11,2% de desempregados no Brasil ser bastante alto, temos que ter bastante cuidado com essa média nacional.

Abaixo temos esse mesmo dado de desemprego por região e por faixa etária, notem que o desemprego no Nordeste bate os 12,8% enquanto que no Sul temos 7,3%. Além disso, o desemprego entre as pessoas de 18 a 24 anos chega a ser 24,1% enquanto que os de 40 a 59 anos ficam em 5,9%. Se combinarmos esses fatores o cenário é ainda mais crítico: jovens de 18 a 24 anos no nordeste tem a taxa de desemprego em 27,4%!

 

PERSPECTIVAS

No Brasil, os indicadores de desemprego demoram a apontar queda quando há uma crise, pois o custo de demitir, contratar e treinar novos profissionais é tão grande que os empresários postergam ao máximo essa decisão.

Por outro lado, o inverso também é verdadeiro: os empresários só voltam a contratar após enxergarem sinais claros da retomada da demanda. Assim, o mercado projeta que ainda haverá um aumento do desemprego chegando ao patamar de 13% a 14% ainda em 2016 e aterrissando entre 12% a 13% no final do ano (sempre há uma queda em novembro e dezembro devido às vagas temporárias). O cenário para 2017 não deve ser muito diferente, o mercado projeta que o indicador fique no patamar de 13% e que apresente recuperação apenas a partir de 2018.

Por outro lado, a expectativa é que o varejo volte a ter vendas acima da inflação ainda no final de 2016, em parte influenciado pela própria estabilização do desemprego, mesmo que em patamares elevados.

*Eduardo Yamashita ([email protected]) é diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Diretor-presidente da Hering estará no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Experiências 5.0 – Parte 2

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem

Experiências 5.0 – Parte 2

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.