Oito das dez marcas mais influentes no Brasil são ocupadas por empresas do universo digital, segundo a nona edição do estudo “The Most Influential Brands”, da Ipsos. O Google manteve a liderança em influência entre os brasileiros, seguida por Samsung, que subiu da terceira para segunda posição, e o YouTube, que passou de vice-líder para o terceiro lugar.
Completam o top 10: Netflix (4º), Lojas Americanas (5º), Amazon (6º), Facebook e Mastercard (7º), Natura e Nestlé (8º), Mercado Livre (9º) e Microsoft (10º).
Destas marcas, quatro não apareceram entre as 10 no ano passado: Netflix, Lojas Americanas, Amazon e Natura.
“Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”, afirma o CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari.
Para avaliar a influência das marcas foram utilizafas seis dimensões: inovação, confiança, presença, responsabilidade social, engajamento online e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão covid.
Marcas nacionais também se destacam
Neste ano, o ranking do estudo traz não apenas um, mas dois nomes nacionais de peso entre as marcas mais influentes: Lojas Americanas, que foi um dos maiores destaques na dimensão de engajamento on-line, e a Natura, marca mais associada à responsabilidade social, entre todas as analisadas na pesquisa. Ambas aparecem empatadas na oitava posição.
Segundo a Ipsos, entre os motivos para tal influência está o papel essencial desempenhado na vida dos consumidores durante a crise de covid-19.
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