Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A “Corporatização” das redes de franquias

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
12 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é fundador de uma rede de franquias e entende que os negócios já caminham sem a sua atuação direta e pretende planejar sua estratégia de saída, algumas opções acabam sendo analisadas como, por exemplo, implantar uma gestão profissional, ou vender a rede para um fundo de investimento, ou ainda abrir o capital da empresa…

Em todas as opções, saiba que a sua rede corre um sério risco de ser “corporatizada”. E se você não é franqueador, mas já pensou em expandir pelo sistema, é bom ler esse artigo para entender alguns pontos que separam o franchising do restante dos modelos de negócios.

E o que queremos dizer com corporatizada? É o risco de a franqueadora começar a pensar com cabeça de uma corporação independente, que valoriza apenas números e ignora o fato do franchising ser essencialmente um negócio de relacionamento de longo prazo, com empreendedores independentes dos mais diversos perfis – e, diga-se de passagem, com autonomia de ação – que investiram na marca e também esperam ter resultados com o negócio.

Então, mais do que o desafio de decidir qual estratégia seguir, é importante saber que um desafio maior vem à frente: o desafio cultural. A cultura de uma rede de franquias é muito distinta da cultura de uma rede independente ou de um negócio gerido por um fundo de investimentos. Então, uma transição sensível é necessária e, se isso não ocorrer, pode causar uma série de ruídos. Alguns deles listo abaixo:

– O direcionamento principal da rede passar a ser gerar retorno para os acionistas, ou mesmo a valorização das ações como principal KPI. Isso força decisões não alinhadas com as estratégias de longo prazo do franqueador;

– A apresentação de metas de crescimento da rede muito agressivas ou mesmo inalcançáveis aos investidores pode forçar, por exemplo, a entrada de novos franqueados com o perfil errado, ou que não são os ideais para determinada região. Isso acontece quando o foco passa a ser a venda da franquia e não a sustentabilidade do negócio no longo prazo;

– Alguns gestores profissionais não entendem e/ou não são aderentes à ideia de um negócio baseado em relacionamento como o franchising e tendem a tratar os franqueados como empregados da empresa e não como parceiros estratégicos. É difícil para quem vem de fora entender que o franqueado é um empresário que investiu na empresa franqueadora e que tem sim regras para cumprir e obrigações com a rede, mas também tem direitos e a franqueadora tem obrigações na prestação de serviços para esse franqueado. Ele não é cliente, ele não é um amigo, ele não é sócio. É um parceiro estratégico que fomenta o crescimento da rede;

– Da mesma forma, quando o foco fica restrito à geração de receitas para o franqueador, há um grande risco de apertar a lucratividade do franqueado. No franchising, a regra é clara. Ou o negócio é bom para o franqueado e para o franqueador ou ele está fadado ao fracasso. Ambos precisam se remunerar com o negócio, ambos precisam de resultados. O franqueado com foco em fazer a unidade crescer e contribuir com a rede e o franqueador com foco em fomentar o crescimento e apoiar os franqueados na gestão da sua unidade. Uma via de mão dupla necessária para a construção de uma relação de franquia saudável e duradoura.

Esses são apenas alguns dos desafios que um fundador desejando planejar sua retirada da rede ou um franqueador com origem em outros setores e recém-ingresso no sistema podem enfrentar. O primeiro tem que ter o cuidado de não corporatizar a sua rede de franquias e o segundo tem que adotar uma nova cultura e se despir de alguns preceitos do universo corporativo, adotando o DNA do franchising.

Se quiser saber mais sobre o tema, te vejo no 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias & Negócios, que acontece nos dias 1º e 2 de outubro no Teatro Santander, em São Paulo. Nosso parceiro do Franchise Relationships Institute, Greg Nathan, maior especialista mundial no tema relacionamento nas redes de franquia, vai trazer essa e outras reflexões para os participantes. Espero você lá.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Banco Carrefour anuncia plano de entrar no mercado de maquininhas

Próxima Postagem

Mais de 30% dos investidores têm interesse nas foodtechs

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mais de 30% dos investidores têm interesse nas foodtechs

Mais de 30% dos investidores têm interesse nas foodtechs

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.