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Home Artigos

A maior exposição sobre o varejo – Parte 1

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
13 de março de 2017
no Artigos, Eventos
Tempo de leitura: 4 minutos

São impressionantes 18 pavilhões com 127 mil m2 de área de exposição com absolutamente tudo que envolva Instalações, Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Analytics, Promoção no Ponto de Venda, Iluminação, Arquitetura, Design e   Comunicação para todos os canais, segmentos e formatos do varejo, alimentar e não-alimentar. A Euroshop, realizada na semana passada em Dusseldorf na Alemanha, é sem dúvida a maior e mais completa exposição envolvendo tudo que diga respeito ao varejo.

A Euroshop é única e mais importante pela amplitude, profundidade e variedade de sua área de exposição. Este ano, com perto de 2.370 expositores de 61 países, recebeu 113 mil visitantes de, também impressionantes 138 países, com absoluta predominância de Europeus e Asiáticos, especialmente chineses. Também como comparação é interessante lembrar que o NRF Retail´s Big Show recebeu este ano 36 mil pessoas. Ou seja, a Euroshop reuniu mais do que três vezes o público presente no evento similar de Nova York e só acontece a cada três anos, ou seja, o próximo será apenas em Fevereiro de 2020.

Uma visita técnica ao evento, percorrendo todos corredores dos pavilhões, demanda perto de 40 km e necessita, dependendo do grau de atenção, no mínimo, 4 dias para se feita de forma acelerada.

O evento é uma realização empresarial e comercial da Messe Dusseldorf com apoio institucional e de conteúdo da EHI Retail Institute da Alemanha e vem sendo realizado desde 1966.

Neste ano, os organizadores entenderam que os três temas dominantes no evento foram Digitalização, Omnichannel e Emocionalização, o que é uma simplificação considerando a extensão de conceitos apresentados e que iremos discutir neste e no próximo artigo desta série. O ponto fundamental de reflexão é a discussão da origem e a paternidade das inovações que acontecem no varejo.

Elas nasceriam por iniciativas dos varejistas e seus fornecedores de produtos, concebendo novas alternativas a partir das demandas emergentes ou intuídas pelos consumidores ou viriam das pesquisas e propostas dos provedores de todo esse conjunto mencionado de instalações, equipamentos, serviços, tecnologia, comunicação, design, etc?

Quando e onde surgem as inovações que serão capturadas e validadas pelo mercado por seus resultados efetivos transformando-se em benchmarks globalmente?

Evidente que não existe uma resposta simples e direta à questão, mas parece ficar claro que o volume de pesquisas e estudos desenvolvidos de forma sistemática e permanente por esses fornecedores, estrutural e culturalmente mais organizados, está mais presente e dominante no lado da oferta que encontrará ou ativará a demanda dos varejistas.

As empresas de varejo que têm estruturas e organizações dedicadas de forma sistemática ao estudo e pesquisas envolvendo demandas emergentes e soluções nos mais diversos negócios, canais e formatos a partir das demandas presentes e futuras de mercado são significativamente menores do que o conjunto de recursos disponíveis no lado da oferta.

Daí porque a importância da análise dessa oferta para entender a demanda e a entrega futura. E essa é uma leitura particular e relevante em nosso entender de uma visita estruturada a um evento como esse.

 

Comparando NRF Show e Euroshop

 

O evento difere do NRF Retail´s Big Show, que se realiza anualmente em Nova York, pois tem menor ênfase no conteúdo que é apresentado, que está distribuído em palestras temáticas que ocorrem no interior de alguns pavilhões com público e atenção significativamente menores.

Mas a maior diferença é que no evento da NRF o conteúdo e as informações estão “embaladas para viagem” e são apresentadas, propostas e discutidas nas muitas palestras e apresentações feitas por consultores, varejistas e fornecedores de produtos e serviços, enquanto na Euroshop, no imenso painel de oferta, cada um deve buscar os conceitos, ideias e tendências que deverão aparecer com mais força no presente e no futuro do mercado. É uma diferença muito grande.

O NRF Retail´s Big Show é marcado, principalmente, por informações e ideias do que está sendo feito, incorporado e o que poderá acontecer pelas perspectivas conhecidas, de forma dominante no varejo não-alimentar.

Além disso a Euroshop é dominada pelo pragmatismo e objetividade característicos da cultura alemã, em sua forma e organização, enquanto o NRF Retail´s Big Show, como tudo que acontece nos Estados Unidos, tem sempre um forte componente promocional e de espetáculo, um verdadeiro “show”, na sua estrutura e maneira como se desenvolve.

Na Euroshop, o que está ou estará disponível para todos os segmentos do varejo é apresentado de forma tangível e com uma profundidade e variedade que antecipa o que será implementado no mercado. É quase que uma pesquisa viva de tendências.

Mas é particularmente diferente do NRF Retail´s Big Show, que é um evento de conhecimento, informação, relacionamento e negócios. A Euroshop é um evento de negócios, relacionamento e informação. Nessas respectivas ordens.

Nota: Esse artigo terá continuidade na próxima semana com os temas que emergiram como mais relevantes a partir dessa análise da oferta que impulsionará a inovação no varejo.

E no Latam Retail Show 2017, no Expo Center Norte em São Paulo, de 29 a 31 de Agosto, será apresentado o conteúdo que analisa e discute as tendências e as práticas em todos os negócios, canais, segmentos e formatos envolvendo varejo alimentar e não-alimentar, franquias, shopping centers, comércio eletronico e food service, combinando de forma única as ofertas de conteúdo e exposição feitas na NRF e na Euroshop e ajustadas à realidade latino-americana e brasileira.

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Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

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