Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Existe uma inteligência artificial para tudo? 8 curiosidades que todo mundo precisa saber

Até pouco tempo atrás, o termo pertencia mais ao universo da ficção científica do que ao nosso dia a dia

Fernando Moulin de Fernando Moulin
13 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
IA

A inteligência artificial é um dos tópicos mais quentes do século 21. No entanto, muitas pessoas ainda não têm compreensão completa do que a IA é capaz. Até pouco tempo atrás, o termo pertencia mais ao universo da ficção científica do que ao nosso dia a dia e a maioria sequer ousava sonhar em conviver com tecnologias extravagantes como as retratadas no desenho animado Os Jetsons ou no filme Minority Report, por exemplo.

Fato é que, hoje, questiona-se até mesmo se (ou, por muitos, quando) a inteligência baseada nas máquinas poderá superar a inteligência humana – situação hipotética denominada “Inteligência Artificial Geral”.

Isso porque a IA já detém a capacidade de aprender com dados, raciocinar, resolver problemas, gerar imagens e vídeos automaticamente e reconhecer padrões. Em outras palavras, a IA abrange uma variedade de inovações, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional, que definem grande parte da essência do que é ser “humano”.

Para se ter ainda mais noção do seu impacto potencial, com o avanço da tecnologia parece cada vez mais evidente que algumas profissões podem se perder no meio do caminho.

Segundo o relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas consultadas esperam adotar a inteligência artificial em seus negócios até 2027, sendo que 50% destas organizações estimam que a tecnologia gere crescimento de empregos e 25% esperam que gere perda de ocupações.

Seja como for, não dá mais para subestimar o potencial transformador que está moldando o mundo. Então, vale se atentar a alguns pontos interessantes para a melhor adaptação de seu negócio a esta nova, acelerada e intrigante realidade.

1. IA não é uma invenção recente

Embora tenha ganhado notoriedade nos últimos anos, a inteligência artificial e seus conceitos remontam à década de 1950. Alan Turing, um dos pioneiros da computação, propôs a ideia de máquinas capazes de realizar tarefas intelectuais. Desde então, a tecnologia passou por várias fases de desenvolvimento, culminando nas avançadas ferramentas que temos hoje.

2. Ela está em toda parte

É possível pensar na IA como algo limitado aos chatbots, assistentes virtuais ou de voz (como Siri e Alexa), ou ainda a máquinas que performam tarefas repetitivas. Porém, ela está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos. Alimenta algoritmos de busca na web,

recomendações de filmes na Netflix e até mesmo carros independentes. Sem contar o cada vez mais onipresente ChatGPT.

3. Ajuda a salvar vidas

A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a medicina, auxiliando médicos no diagnóstico de doenças, na identificação de tratamentos eficazes, na descoberta de novos medicamentos e até mesmo na previsão de surtos de doenças.

4. Favorece a automação

Também tem o potencial de automatizar muitas tarefas, o que pode melhorar a eficiência e reduzir erros humanos. No entanto, isso também gera preocupações sobre o desemprego em muitos setores, como destacado anteriormente. É importante encontrar o equilíbrio entre a automação e a manutenção de postos de trabalho qualificados.

5. Pode não ser tão inteligente quanto parece

Embora a IA possa realizar tarefas complexas, ainda não possui a compreensão profunda e a criatividade que os seres humanos têm. Por enquanto, também não esbanja intuição ou senso comum.

6. Transforma a educação e o desenvolvimento de novos conhecimentos

A inteligência artificial está sendo usada para personalizar a aprendizagem, fornecendo a estudantes e profissionais em busca de aprimoramento recursos educacionais sob medida para suas necessidades individuais. Também pode automatizar a avaliação de tarefas e fornecer feedbacks imediatos, bem como suportar planos individualizados de desenvolvimento de novas competências e habilidades.

7 – Impulsionará a indústria automobilística

Carros autônomos são um exemplo notável de como a IA está revolucionando a indústria automobilística. Eles prometem tornar o transporte mais seguro e eficiente, e não há cenário da evolução do setor que não contemple o suporte amplo dos algoritmos no futuro da mobilidade

8 – Parece ter um futuro emocionante pela frente, mas com desafios

A IA tem um potencial incrível para melhorar nossas vidas, mas também apresenta desafios éticos, sociais e políticos. A regulamentação e a supervisão destas poderosíssimas ferramentas são essenciais para garantir que essa tecnologia seja usada de maneira responsável. A multiplicação de deep fakes e fake news causa arrepios e angústias em todos os que entendem as implicações de seu mau uso.

É importante ainda compreender suas limitações e os desafios para aproveitar ao máximo os benefícios e mitigar riscos. Trata-se de uma das maiores conquistas tecnológicas da humanidade e é nossa responsabilidade usá-la sabiamente.

Fernando Moulin é partner da Sponsorb.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NRA Show 2024 terá nova área com roundtables, discussões e networking

Próxima Postagem

Stanley lança categoria no canal farma e supera vendas da marca na Amazon na Black Friday

Fernando Moulin

Fernando Moulin

Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestão da experiência do cliente e um dos pioneiros do Marketing Digital e CRM no país. Cofundador da Malbec Angels, é mentor de startups e advisor estratégico, além de palestrante profissional e professor em instituições como ESPM, Insper e Live University. Atualmente, é partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance.

Relacionados Posts

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
Stanley lança nova categoria no canal farma e supera as vendas na maior plataforma digital em Black Friday

Stanley lança categoria no canal farma e supera vendas da marca na Amazon na Black Friday

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
varejo

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

2 de junho de 2025
Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.