Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

Cristina Souza de Cristina Souza
13 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Albert Adrià anunciou o fim de seu império gastronômico em Barcelona no último 9 de abril. Os restaurantes Tickets, Pakta, Hoja Santa, Enigma e a Bodega 1900, intitulado o melhor “boteco” que já existiu por lá, estão fechados em definitivo. O chef disse que irá descansar e repensar a continuidade da atuação no mercado de gastronomia.

As casas abriam exclusivamente para o jantar, tinham um fluxo de clientes predominantemente composto por turistas e, por conta das restrições causadas pela pandemia, estavam fechadas há mais de um ano.

Considerando esse exemplo, tomo a liberdade de inferir que, para evitar o fechamento, mais do que obedecer às determinações governamentais de manter as casas fechadas, o chef-empresário poderia ter tomado outras ações. Provavelmente a empresa tinha caixa no início da pandemia, que combinado ao subsídio do governo para os funcionários e à crença na retomada da economia de maneira acelerada pós medidas restritivas em 2020 levaram a decisões pouco proativas.

Reforço também, que apesar de todos nós termos acesso a informações mundiais, muitas vezes em tempo real, cada um está vivendo essa crise de uma forma muito particular e meu comentário não é uma crítica, mas uma análise sobre a importância de nos mantermos atentos à construção de um Mapa Estratégico dinâmico. Esse mapa deve contemplar:

Me pergunto o que faltou ao chef Adrià para estruturar o Mapa Estratégico do seu conglomerado de negócios. Se ele subestimou ou ficou paralisado ante tantas providências a serem tomadas. Certamente todos perdemos com o fechamento desses e de outros negócios, no Brasil e no mundo.

No último ano, muitos de nós assistimos a CEO’s de grandes empresas, demos “likes” e parabéns sobre ações divulgadas, porém, sem a disciplina de analisar de maneira sistemática e dinâmica os nossos próprios negócios, dadas as incertezas do momento.

Desde 1980, nos referíamos ao mundo empresarial como VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Com a pandemia, passamos a utilizar o termo BANI (Frágil, Ansioso, Não-Linear e Incompreensível), ou seja, ainda mais desafiador. Por isso, ressalto que terá mais sucesso quem tornar cada vez mais racional e ágil sua tomada de decisão.

Toda ação deve considerar o hoje e o amanhã de curto, médio e longo prazos. A ampliação da vacinação dá sinais do seu poder para a retomada da economia. Na semana passada, redes americanas de fast-food anunciaram planos de recontratação prevendo a retomada.

Segundo dados da Gouvêa Analytics, é clara e certa a aceleração da economia americana atrelada à expansão da vacinação.

No Brasil, o foodservice deve ganhar força no segundo semestre deste ano devido aos atrasos e desafios do calendário de vacinação, tema intensamente trabalhado por governo e iniciativa privada neste momento para que fechemos o ano com a população imunizada. Assim, é tempo de organizar-se e estar preparado para assumir as oportunidades no amanhã de médio e longo prazo.

Algumas ações práticas:

  • Continuar garantindo a sustentabilidade do negócio;
  • Evoluir os processos operacionais;
  • Implementar a cultura da gestão por performance;
  • Desenvolver e implantar soluções focadas em preço para atingir novos clientes e/ou manter os antigos satisfeitos;
  • Construir um plano de comunicação que reforce as qualidades da empresa, dos produtos e serviços e mantenha a conexão com os clientes;
  • Definir um plano para expansão do negócio (novos mercados, consolidação, etc.);
  • Ampliar gestão, capacitação e comunicação das habilidades do time como um dos principais pilares de diferenciação da empresa.

O desejo efervescente dos consumidores para sair de casa, encontrar-se em cafés, bares e restaurantes, não garante que ele consumirá do seu negócio na reabertura.

Não permita que a volatilidade do momento e o micro gerenciamento no dia a dia sejam superiores à sua Gestão Estratégica.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Bigstock/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

BR Malls retoma operação em quatro shoppings

Próxima Postagem

Casino anuncia possível aumento de capital em subsidiárias; ação sobe 1% em Paris

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados
Varejo

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais
E-commerce

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
Bordeaux , Aquitaine / France - 12 12 2019 : Cdiscount Marketplace Cdiscount.com sign logo brand of Internet distribution shop of products store services

Casino anuncia possível aumento de capital em subsidiárias; ação sobe 1% em Paris

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.