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Carta na manga: cupons durante o ano todo

Facilita o planejamento das campanhas de varejo, sem parar de gerar vendas e fluxo para as lojas o ano todo

Ouvi de Ouvi
14 de janeiro de 2022
no Conteúdo de marca, Destaque do dia
Home Conteúdo de marca

Em 2021, quantos dias você ficou sem oferecer um benefício para o consumidor porque não deu tempo de organizar ou aprovar a campanha com todas as partes envolvidas? O dia a dia do marketing é divertido, criativo, colorido e, boa parte do tempo, também é bem estressante, principalmente quando se trata de prazos e entregas.

O papel principal do departamento sempre foi seduzir e conquistar o consumidor. E ainda é. Mas, se antes podiam simplesmente concentrar o investimento em campanhas para jornais e revistas, ou anúncios de rádio e TV, para conquistar clientes, hoje a transformação digital ampliou as possibilidades. E com isso, as demandas para o departamento aumentaram. Muito.

A velocidade com que a informação chega até o cliente, também torna rapidamente obsoleta uma campanha, forçando os profissionais a terem novidades para oferecer ao público e conseguir conquistar audiência dele, dia a dia, num looping infinito de novas ideias.

Que bom que os profissionais da área têm criatividade de sobra para criar campanhas e surpreender o consumidor sempre com novidades. Mas muitas vezes, falta tempo para fazer as outras coisas.

Com tanta tecnologia à disposição, por que não contar com uma ajuda e garantir algumas cartas na manga para ganhar tempo e poder investir em criações mais assertivas?

Os profissionais precisam de tempo para analisar a performance das ações em cada canal de comunicação, entender o que o público gosta mais, fazer ajustes e, por fim, garantir criações e publicações mais assertivas. Isso, claro, sem perder o fluxo contínuo de interações com o consumidor.

Mimo padrão, para usar o ano todo

Com a criação de alguns mimos e promoções num modelo padrão, o marketing consegue ter mais flexibilidade para criar suas ações estratégicas durante o ano todo. É uma forma de manter um relacionamento padrão ativo com o consumidor, que o incentiva a buscar os canais de comunicação da marca e comprar. Vou dar exemplos de uso.

1. Nos canais de comunicação da marca: Por exemplo, oferecer um cupom rastreado em um banner fixo no site da marca ou mesmo um link fixo na bio do Instagram ou do Facebook aumenta a audiência do canal, capta leads qualificados e gera vendas. É uma máquina ligada que trabalha sozinha. O consumidor gosta.

2. Para os aniversariantes do mês:  Um “Feliz Aniversário” via SMS e um e-mail com um presente, em forma de cupom desconto, podem ser oferecidos o ano todo para os aniversariantes cadastrados no CRM da marca.

3. No kit de comunicação de abertura de novas lojas.: Um bom exemplo é a Riachuelo, que usou um modelo único de cupom para presentear o público no mês de inauguração de mais de 50 novas lojas. Neste caso, o consumidor nem precisava estar cadastrado no CRM da marca para participar. Isso possibilitou captar novos leads qualificados, segmentados por região ou loja. O desconto foi pré-aprovado pelo departamento comercial para uso em qualquer campanha de inauguração. Isso garantiu ao marketing a liberdade de ter o cupom como uma carta na manga para gerar fluxo para as lojas recém-inauguradas.

Você pode estar pensando: “Nossa, mas agora eu vou dar desconto para todo mundo o ano todo?” Não. Não é para todo mundo. É só para quem é sensível a preço. Muita gente não faz a menor questão de desconto na hora de comprar, não vai pegar o cupom e vai continuar pagando o preço cheio. E, para as pessoas sensíveis ao preço, os cupons de desconto são uma das melhores formas de ajudá-las a decidir entre você e o seu concorrente. Além do mais, está comprovado que as compras feitas com cupons têm o ticket médio aumentado.

Rastrear, coletar dados e entender o consumidor – com gentileza.

Usar cupons que podem ser rastreados abre possibilidades mais amplas de entendimento da jornada do consumidor e relacionamento.

Os dados coletados têm o consentimento do consumidor para a empresa continuar o relacionamento em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Imediatamente após informar seus dados, o consumidor recebe uma gratificação instantânea, o cupom, neutralizando qualquer sentimento de desvantagem e aproximando-o da marca.

O rastreamento pode informar desde o canal de comunicação que engajou o cliente, qual cupom foi usado, em qual loja, até quando e quanto foi gasto na compra. No CRM da marca, estas informações geram inúmeras novas possibilidades de continuar a comunicação com o cliente. Se você ainda não tem um CRM (precisa começar a pensar em ter um) ainda pode organizar os dados manualmente e fazer ações de pós-venda e remarketing utilizando os dados coletados com cupons.

Janaína Camargo é COO da Ouvi.
Imagem: Shutterstock

Tags: análise de dadosBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoCRMcuponsdadosdigitale-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaexperiênciaFaturamentoinovaçãojornadaLGPDmarcasmercadonegóciosprodutosserviçosvendas
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