Pizzarias: 93,14% dos profissionais do segmento são donos ou sócios dos estabelecimentos

A pesquisa foi conduzida pela Apubra durante a edição de 2023 da Fispal Food Service

Com base nos dados do estudo “Perfil Profissional, Panorama do Mercado e Pizza”, 93,14% dos profissionais do segmento de pizzarias são proprietários, sócios e gestores dos estabelecimentos, enquanto apenas 3,43% são pizzaiolos que investiram na abertura do próprio negócio. A pesquisa foi conduzida pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) durante a edição de 2023 da Fispal Food Service.

Para o levantamento, foram entrevistados 203 participantes, destacando que o setor enfrenta grande dificuldade em encontrar profissionais especializados. Cerca de 42,2% dos empreendedores do segmento relataram ter dificuldades para contratar mão de obra qualificada para atuar nas pizzarias. O Brasil possui mais de 70 mil pizzarias ativas.

“Buscamos identificar os principais desafios, como o desenvolvimento de profissionais do setor para concentrarmos os nossos esforços e, assim, oferecermos a qualificação necessária para o desenvolvimento do segmento, gerando mais empregos e possibilitando uma formação profissional para os colaboradores e empreendedores”, afirma Gustavo Cardamoni, vice-presidente da Apubra.

Quanto à escolaridade, a pesquisa ainda evidencia que 64% dos empreendedores do setor afirmam possuir curso superior completo, sendo que 19,1% concluíram até a pós-graduação. Profissionais com ensino médio ou técnico completo representam 17,6%. Em relação à experiência, 62,7% possuem mais de cinco anos de atuação no ramo de pizzarias. No entanto, 61,8% informaram que antes de atuar no foodservice, trabalhavam em outros setores, ou seja, não tinham experiência no ramo de pizzarias ou similares.

Capacitação

Para enfrentar o desafio de capacitar mais profissionais para o ramo de pizzarias, a Apubra realiza um processo de capacitação e curadoria. Isso envolve investimentos na produção de conteúdos, workshops, palestras e treinamentos, visando contribuir com a formação das lideranças e a qualificação da mão de obra em geral. Essa iniciativa está planejada para ser ampliada ao longo de 2024.

“Entendemos que quem visita uma feira normalmente é quem gerencia ou está à frente do negócio. Mas mesmo assim, é possível observar a necessidade pela busca da qualificação necessária para a gestão de negócios e também, para fornecer treinamento e capacitação para quem deseja trabalhar na área, independente da função exercida”, finaliza Cardamoni.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação (Freepik)

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist