Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O novo ciclo das marcas digitais & cloud kitchens no foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
14 de fevereiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O novo ciclo das marcas digitais & cloud kitchens no foodservice

Pré-pandemia, algumas marcas criadas exclusivamente para o atendimento via delivery vinham ganhando força, especialmente pelo estímulo proporcionado pela expansão das cloud kitchens, cujo modelo envolve custos menores para implantação e atendimento ao cliente por meio de plataformas próprias, mídias sociais ou agregadores.

Após o pico vivido na pandemia, o delivery de alimentos fechou o ano de 2022 com uma participação de 15% no faturamento total do segmento, que atingiu perto de R$ 200 bilhões, segundo levantamento da Mosaiclab.

Iniciativas de cloud kitchens mundiais como a marca indiana Rebel Foods, presente em 6 países, 45 cidades e 350 cozinhas, seguida pela Kitopi, marca dos Emirados Árabes presente em 5 países, com 60 cozinhas e 200 marcas, nos mostram que esse modelo possui potencial de maturação do Brasil.

Atualmente, o case de maior destaque é o da Kitchen Central, de origem americana, com 11 unidades em São Paulo e que segue seu plano de expansão para outras regiões do País.

Marcas de franquias como Divino Fogão criaram formatos virtuais do seu modelo de negócios. E grupos que possuem diferentes marcas, como a Cia Tradicional de Comércio, tomaram outro caminho. A CiaTC criou um food hall virtual e segue atendendo seus clientes em um conceito multibrand.

Outra iniciativa que chama a atenção e nos traz aprendizados é a da Bloomin’ Brands, que no Brasil opera com as marcas Outback e Abraccio. Durante a pandemia, a marca usou espaços em lojas Outback já instaladas e lançou a Aussie Grill, cujo ícone do menu é o frango frito oferecido em diferentes combinações, mas atendia exclusivamente no canal de delivery.

Além de incomodar concorrentes como KFC e Popeyes, a marca, que no Brasil nasceu digital, hoje migrou para o formato de loja física, demonstrando que essa pode ser uma jornada vitoriosa para os negócios.

A marca Papila Deli construiu uma jornada de conexão com clientes que querem mais do que conveniência no delivery e buscam sabor e sofisticação a preços melhores do que os de restaurantes estrelados.  Os sócios adicionaram a esse posicionamento irreverência na comunicação, branding forte e a contínua inovação em menus e diversificação de portfólio. São quatro unidades em São Paulo e a visão de que existe muito a conquistar no País.

Quando nos perguntamos se o delivery de alimentos seguirá em crescimento, é importante lembrar da reconfiguração do trabalho e dos hábitos das pessoas e que temos um cenário econômico ainda incerto.

Esse momento, com renda média afetada e inflação de alimentos em elevação, tanto nos supermercados quanto no foodservice, leva a uma pressão na disponibilidade financeira do brasileiro para o consumo de alimentos preparados fora de casa.

Apesar dos apelos emocionais ligados ao pós-pandemia para frequentar bares e restaurantes presencialmente, para uma boa parte da população essa decisão exigirá uma avaliação sobre o dispêndio com deslocamento, estacionamento, taxa de serviço e uma menor flexibilidade para compartilhar itens do cardápio para decidir se vão ou não presencialmente.

Assim, o delivery deve continuar a ser um canal para atender não só a conveniência como também para os momentos de celebração com a família e amigos.

O que é necessário ser feito é o contínuo investimento em eficiência operacional, qualidade de produto e conexão com os consumidores. A eficiência se estende aos espaços e aos processos.

A vizinhança merece uma cloud kitchen que cuide com carinho dos arredores e principalmente da qualidade do ar. E o consumidor merece excelência em todos os seus pontos de contato com a marca.

Só assim o mercado avançará em sua maturidade.

Contem conosco!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Gerando Falcões inaugura loja do bazar social em estação de metrô

Próxima Postagem

Starbucks anuncia expansão para três novos Estados brasileiros

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Starbucks anuncia expansão para três novos Estados brasileiros

Starbucks anuncia expansão para três novos Estados brasileiros

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.