Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quando as visitas vão embora

Redação de Redação
14 de julho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Está na hora de arrumar a casa. Não deveria ser aquela arrumação para colocar em ordem o que ficou desarrumado enquanto durou a festa mas deveríamos aproveitar para fazer aquela maior e mais profunda, aproveitando para mexer onde não se pretendia antes alcançar.

A proposta da Trégua durante a Copa foi endossada e praticada por muitos e contribuiu para criar um clima que superou as expectativas mais realistas e mostrou, dentro e fora das arenas, um comportamento que se aproximou do exemplar em termos de alegria, civilidade e organização.

O que se configurava como um potencial desastre se converteu numa grata e positiva surpresa, em grande parte pelo espírito naturalmente afável, espontâneo e alegre do povo brasileiro.

Mas cordialidade e espontaneidade não deveriam rimar com insensibilidade.

A acachapante e humilhantes derrota da seleção para os alemães começou a a colocar ordem nas coisas para nos trazer à realidade que nos envolve em caráter permanente, onde o improviso, a flexibilidade e criatividade são usados à exaustão e substituem a competência no planejamento, na execução e no trabalho ético e dedicado com visão no longo prazo.

Tudo que envolveu o planejamento da Copa e a própria seleção de alguma forma reforçam essa contradição.

Como Povo e Nação somos muito bons em nos adaptarmos, ágeis em reagir, flexíveis para enfrentarmos mudanças de cenários, criativos para conviver com novas realidades, alegres e genuinamente fraternais.

Talvez todos elementos herdados de períodos econômicos complexos, com alta inflação, que forjaram gerações onde a competência na adaptação,criatividade e capacidade de reagir rapidamente se sobrepunham ao planejamento consistente e metódico com vistas ao longo prazo. Como se fossem elementos antagônicos e não questões que devessem ser conciliadas.

Passada a festa é hora de profundas reflexões aproveitando toda a emoção e razão que foram marcantes em todo o período que envolveu o evento.

E necessariamente da forma mais abrangente possível.

É tempo de refletirmos sobre as opções feitas em número de arenas e seu destino futuro, sobre o tamanho e a opção dos investimentos, sobre a organização das atividades realizadas, sobre as negociações acertadas com a Fifa e outras tantas ocorridas em paralelo, sobre os contratos impostos e despesas incorridas, só para citar algumas coisas mais próximas do momento atual.

Mas de uma maneira muito mais abrangente e importante, deveríamos nos debruçar sobre o que queremos como um projeto de longo prazo para o País. Onde queremos chegar. O que queremos para as futuras gerações. Sobre valores, ética, comportamento, educação, saúde e segurança, bem estar e sustentabilidade.

O momento é agora e talvez tenha sido a mão divina, Deus recuperando sua cidadania brasileira, que coloca todos esses fatos precipitando reflexões mais profundas às vésperas de um novo período eleitoral e ainda quase que nocauteados pelo resultados dentro dos gramados.

Passada a euforia, com as visitas indo embora, deveríamos refletir profundamente sobre tudo que aconteceu e nos cercou nesse período, valorizando o que foi bom e positivo mas também, e principalmente, repensando sobre o que deveria e pode ser diferente.

E muito mais importante, sairmos da reflexão para uma tomada de posição, individual e coletivamente.

Cordialidade e alegria definitivamente não rimam com atitude e ação.

 Por Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagem anterior

Design Thinking – metodologia ou processo de gestão?

Próxima Postagem

O Consumidor em 1º Lugar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda
Artigos

Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda

7 de maio de 2025
Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios
Artigos

Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios

7 de maio de 2025
O labirinto do crescimento
Artigos

O labirinto do crescimento

6 de maio de 2025
Próxima Postagem

O Consumidor em 1º Lugar

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.