Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Neighborhood & Neighborfood – Vizinhança & Gastronomia de Vizinhança

Cristina Souza de Cristina Souza
15 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Neighborhood & Neighborfood - Vizinhança & Gastronomia de Vizinhança

Os hábitos dos consumidores mudam segundo suas prioridades, necessidades e contexto social. Talvez seja clichê usar a expressão “a pandemia acelerou”, mas de fato ela acelerou o movimento de negócios gastronômicos de vizinhança.

Há uma década, cruzar a cidade para frequentar bares e restaurantes era muito comum. Com o passar dos anos, esse movimento foi sendo alterado e os bares e restaurantes próximos a bairros tradicionais ou revitalizados pelo desenvolvimento imobiliário passaram e se destacar na preferência dos consumidores.

O primeiro motivo, sem dúvida, foi o crescimento de opções de qualidade do ponto de vista gastronômico e de serviço, somado a preços reduzidos em relação aos chamados “points” e facilidades, como estacionamento gratuito, possibilidade de ir a pé, dispensa da cobrança de taxa de serviço, tolerância a maior informalidade na vestimenta de clientes, entre outros.

Esse movimento é sustentado por 3 grandes pilares:

  • Crescimento do consumo de alimentos preparados fora de casa, o qual classificamos como foodservice;
  • Desejo do consumidor pela hiperconveniência;
  • Movimento de democratização gastronômica.

Ano a ano o brasileiro avança no consumo de alimentos preparados fora de casa, sedimentando um hábito muito comum em países mais desenvolvidos, como Estados Unidos. Saímos de 24% de participação do consumo fora de casa do brasileiro em 2002 para 34% em 2019, enquanto nos Estados Unidos esse número em 2019 foi de 49%.

Certamente esse é hábito muito afetado em momentos de crise, mas crescente em todas as classes sociais. Durante a pandemia, até como válvula de escape a toda a pressão vivida e impedimento de sair de casa, o delivery de alimentos apresentou um crescimento de 3 dígitos, que na média anual no ano de 2021 foi consolidado em 25%. Em 2019, esse número era de apenas 15% da participação do faturamento dos negócios de alimentação fora do lar.

A tolerância do consumidor ao trânsito e intempéries das grandes cidades é cada vez menor. O seu deslocamento só se justifica se for para um local com uma promessa e entrega muito diferentes do que ele tem nas imediações da sua casa, além de comemorações ou encontros com amigos.

Atualmente o Brasil conta com mais de 130 faculdades de gastronomia, segundo dados do Guia de Carreira e, portanto, os novos negócios surgem por meio do empreendedorismo desses graduados e de investidores que entendem a importância de terem profissionais técnicos à frente dos seus negócios.

Na cidade de São Paulo, vemos bairros como Mooca, Tatuapé, Ipiranga e Santana despontarem com ofertas cada vez mais diversificadas e sofisticadas. Em Salvador, o bairro da Pituba parece ser o novo queridinho para novos negócios, como é o caso do Red Burguer e da Cervejaria e Bar Boia e Proa, ambos com propostas bastantes disruptivas no mercado local, na Barra da Tijuca ferve com novas possibilidades também. E esse movimento segue no Brasil todo.

Mas os bairros não são território somente de negócios autorais. Franquias e redes organizadas de alimentação que antes concentravam seus negócios em shopping centers enxergam com atratividade os aluguéis mais baixos e a possibilidade de criar lanços com seus clientes e suas famílias inserindo-se eu seu cotidiano.

Gosto de dizer que o mercado de foodservice é um caleidoscópio. A cada crise, sofre, mas sempre se reinventa com potência e novas cores.

Vamos brindá-lo!

* Dados: Mosaiclab
Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Carrefour Brasil reforça capacitação e contratação de pessoas com deficiência

Próxima Postagem

Prosegur aposta na diversificação de negócios e lança soluções para o varejo

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028
Retail Media

Com apoio da IA, retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

28 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro
Artigos

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto
Foodservice

L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto

28 de maio de 2025
Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade
Artigos

Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

28 de maio de 2025
Brasil gripe aviária
Economia

Brasil notifica erradicação do foco de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal

27 de maio de 2025
Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD
Economia

Ministério Público do Trabalho processa BYD por trabalho escravo em obras na Bahia

27 de maio de 2025
Em seu primeiro evento após retornar ao Brasil, CEO do Outback homenageia Peter Rodenbeck
NRA Show

Em seu primeiro evento após retornar ao Brasil, CEO do Outback homenageia Peter Rodenbeck

27 de maio de 2025
Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes
Foodservice

Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes

27 de maio de 2025
Próxima Postagem
Prosegur aposta na diversificação de negócios e lança soluções para o varejo

Prosegur aposta na diversificação de negócios e lança soluções para o varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

Com apoio da IA, retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

28 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto

L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto

28 de maio de 2025
Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

28 de maio de 2025
Umbro aplicativo

Umbro lança aplicativo com descontos, exclusividades e foco no público conectado

28 de maio de 2025
Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente

Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente

28 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.