China acusa Nvidia de violar lei antitruste após investigação preliminar

Não foram detalhadas punições, apenas continuidade das investigações

O regulador antitruste da China afirmou nesta segunda-feira, 15, que uma investigação preliminar identificou possíveis violações da lei anticoncorrencial por parte da Nvidia. O órgão, conhecido como SAMR (na sigla em inglês), não detalhou se aplicará punições, informando apenas que dará continuidade às apurações.

A gigante americana de chips volta, assim, a ficar sob escrutínio das autoridades chinesas em um momento delicado das relações entre Washington e Pequim. As novas inspeções ocorrem justamente quando representantes de alto escalão dos dois países participam de mais uma rodada de negociações comerciais.

O movimento sinaliza não apenas o interesse de Pequim em reforçar o controle sobre empresas estrangeiras, mas também a relevância estratégica dos semicondutores na disputa tecnológica entre as duas potências.

Às 7h26 (de Brasília), a ação da Nvidia caía 2,6% no pré-mercado de Nova York.

A China aprovou uma aquisição pela Nvidia em 2020, depois de a empresa aceitar uma série de condições, incluindo garantir o fornecimento de seus chips para o país. Desde 2022, no entanto, o governo dos EUA vem impedindo que a Nvidia e outros fornecedores americanos de chips vendam vários de seus chips avançados de inteligência artificial (IA) para a China.

Com informação do Estadão de Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist