A combinação entre negócios de alimentação e tecnologia amadurece ano a ano tracionada pelos investimentos de grandes redes que as incorporam para aumentar sua eficiência operacional e, claro, seus lucros.
Esse contexto provocou as empresas fornecedoras de tecnologia a olharem para o mercado de foodservice com uma nova mentalidade, estruturando soluções integradas a toda cadeia de valor e, não exclusivamente na ponta (bar, restaurante etc).
A seguir alguns exemplos práticos existentes no mercado brasileiro.
Indústria: Telemetria aplicada a máquinas de café pela Nestlé, para monitorar a necessidade de serviços de manutenção preventiva ou corretiva. A Nestlé declarou sua estratégia de crescimento no segmento de cafés e um atributo importante desse negócio são os equipamentos. O que seria um desafio para uma indústria de alimentos, se tornou uma oportunidade de captação de dados da operação para alimentação do seu big data e, no futuro, geração de benefícios para o cliente.
Hipoteticamente, redes e unidades que cuidam bem dos equipamentos necessitariam de menos visitas dos técnicos e, portanto, poderiam ter algum tipo de bonificação em produtos, ou serem ranqueadas como um parceiro diferenciado.
Distribuição: Um restaurante ou uma lanchonete facilmente tem mais de cem SKU´s (abreviação de Stock Keeping Unit, traduzido por Unidade de Manutenção de Estoque) em seu cardápio. Esses estabelecimentos contam com distribuidores para abastecê-los. Um sistema comum de contato no Brasil é o WhatsApp, que conecta times de vendas com os operadores.
Além de utilizar o WhatsApp, o operador nem sempre digita as informações por completo e complementa seu contato com áudio ou imagens. Isso tudo gera trabalho operacional, reduzindo a capacidade de atendimento do time dos distribuidores.
A solução Zeca.ai foi desenvolvida por especialistas em Inteligência Artificial. A ferramenta tem a capacidade de codificar as informações (texto, áudio e imagem), transformando-as em texto e direcionando para um fluxo de automação que torna o retorno à solicitação do cliente mais simples e rápida. Isso gera maior conversão e torna as equipes comerciais mais produtivas.
Operação: Gerir a partir de indicadores é sempre um grande desafio na realidade dos negócios médios e pequenos. Ainda existe uma cultura artesanal nesse sentido. Uso de papéis e falta de integração entre ferramentas.
A Sanity Consultoria desenvolveu um conceito de gestão integrada que inclui o armazenamento de documentos técnicos e legais, integração de ferramentas de check lists de produção, atendimento e a adição de outros indicadores, criando um grande dashboard para que as empresas possam trabalhar de forma estruturada e cirúrgica ante os seus problemas.
Todos os anos, nós vamos a eventos internacionais e aprendemos com mercados mais maduros. Felizmente, o País tem avançado bastante. Sejam os negócios puros de consumo local e híbridos (local + para viagem + delivery + drive thru) ou somente de delivery os processos de gestão são soberanos. Porém, ainda temos muito por fazer.
Quando os processos são amparados por tecnologia, ela atua de forma invisível, tornando a experiência do consumidor perfeita. Eliminar a falta de café por quebra do equipamento, evitar a ruptura de produtos por erros no momento de abastecimento e permitir que os indicadores sejam tratados proativamente colocam o cliente realmente no centro das prioridades dos nossos negócios.
É mais do que entregar um produto saboroso, é ter constância e, para os clientes, constância reflete aspectos fundamentais em sua relação com marcas, produtos e serviços.
Nota: Entre os dias 15 e 21 de maio14 de maio, promoveremos a delegação Gouvêa Foodservice NRA Show 2024.
Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock
Nos dias 15 a 21 de Maio promoveremos a Delegação Gouvêa Foodservice para a NRA SHOW 2024. Informações: 11 98963-2041.