Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Design Thinking: a inovação em favor da experiência do cliente

Redação de Redação
16 de agosto de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rodrigo Anunciato*

Certamente você já ouviu falar em Design Thinking, mas será que você sabe realmente o que este termo significa?

Na íntegra, Design Thinking significa “Pensamento de Design” e tem a ver diretamente com inovação.

Um profissional de design enxerga o mundo ao seu redor de maneira holística, observando aspectos cognitivos, emocionais e estéticos que podem gerar valor ou influenciar positivamente as experiências humanas.

A IDEO, empresa americana de Palo Alto na Califórnia, região conhecida como Vale do Silício por abrigar uma parcela significativa das empresas de tecnologia mais expressivas do mundo, foi uma das grandes responsáveis pela popularização do termo no mundo corporativo através de seu CEO, Tim Brown.

Na visão de Brown, autor do livro publicado em português com o título “Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”, todos deveriam pensar como designers, ainda que não sejam da área, para conquistar um nível de inovação radical nas empresas e na vida.

Porém, desenvolver grandes ideias que sejam capazes de geram um alto impacto não é uma tarefa nada fácil.

Sendo assim, o melhor caminho é buscar soluções de forma colaborativa, pois sabe-se que os principais ativos das empresas envolvem o capital humano e seu nível de conhecimento.

Steve Jobs disse em 1995 para a BusinessWeek: “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até você mostrar para elas”.

Mas o que é Design Thinking afinal?

Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. Trata-se de uma abordagem centrada no aspecto humano e destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas.

A ideia principal está pautada em entrar na vida do consumidor e procurar construir comportamentos e necessidades futuras.

Desta forma, os esforços passam a estar focados na experiência do consumidor ou do público-alvo para o qual se busca respostas aos desafios enfrentados.

Quais as etapas que compõem o Design Thinking?

Empatia

Significa se colocar no lugar do outro, para entender melhor seus sentimentos, seu comportamento e seus desejos. Com isso, é possível traduzir observações em insights que podem melhorar a vida das pessoas.

Experimentação

É importante experimentar ideias e arriscar, pois se aprende muito com o erro. Isso permite descobrir caminhos inusitados. De acordo com Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel de Química e da Paz: “Para ter uma boa ideia, você antes precisa ter muitas ideias.” A tarefa é ter, colaborativamente, o maior número de ideias e, depois, prototipar as melhores.

Prototipação

Significa usar a criatividade para transformar desafios em oportunidades criando modelos do que será o serviço ou o produto, para avaliar se é viável, desejável e praticável. Trata-se de concretizar as ideias, para que outras pessoas tenham condições de ver, criticar e contribuir. As inovações propriamente ditas são criadas dessa maneira, na medida em que não necessariamente envolvem uma tecnologia de ponta, mas resultam do valor que o cliente percebe ao fazer uso delas.

O Design Thinking como uma nova abordagem para inovação

Steve Jobs disse: “Design não é somente o que se vê ou o que se sente. Design é como funciona”.

É dessa forma que a Apple tem conduzido os seus negócios, utilizando design, acima de tudo, como seu modelo de negócio e não somente aplicando-o em seus produtos.

Sendo assim, é fundamental que o negócio seja focado no consumidor para obter, desta forma, as suas verdadeiras impressões sobre os produtos, serviços e processos, decifrando melhor as suas ambições, o que facilita muito a realização de novas soluções.

Durante o LATAM Retail Show, que acontecerá em São Paulo, de 23 a 25 de agosto, os participantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos a respeito de inovação e de outros temas por meio de diversos painéis, salas temáticas e ainda do Projeto “Omniera – A Loja do Futuro”. Não perca!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Extrato da síntese

Próxima Postagem

Abaixo o viralatismo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O varejo hiperglobalizado
Artigos

O varejo hiperglobalizado

10 de dezembro de 2023
faturamento
Destaque do dia

Mais da metade dos bares e restaurantes espera ter faturamento maior no fim do ano

10 de dezembro de 2023
Gol
Destaque do dia

Gol e Ambev fazem parceria para promover ‘happy hour’ a bordo entre dezembro e janeiro

9 de dezembro de 2023
Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações
Destaque do dia

Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações

9 de dezembro de 2023
McDonald’s apresenta a CosMc’s, nova rede especializada em bebidas
Destaque do dia

McDonald’s apresenta a CosMc’s, nova rede especializada em bebidas

8 de dezembro de 2023
Varejo de dados: a importância de conhecer individualmente o consumidor
Artigos

Varejo de dados: a importância de conhecer individualmente o consumidor

8 de dezembro de 2023
Retail Media Show abre evento com lançamento de prêmio e conteúdo super especializado
Destaque do dia

Retail Media Show debate formas de varejo focar no serviço de mídia

8 de dezembro de 2023
A realidade e os desafios do foodservice em 2023
Artigos

A realidade e os desafios do foodservice em 2023

8 de dezembro de 2023
Próxima Postagem

Abaixo o viralatismo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Braskem

Solo na área de mina da Braskem em Maceió afunda 12,5 cm nas últimas 24h

10 de dezembro de 2023
O varejo hiperglobalizado

O varejo hiperglobalizado

10 de dezembro de 2023
maquininhas

Maquininhas de cartões rebatem acusação de bancos

10 de dezembro de 2023
C6 Bank

Kalim, CEO do C6 Bank: Competição é grande e cliente não liga se banco é digital ou tradicional

10 de dezembro de 2023
faturamento

Mais da metade dos bares e restaurantes espera ter faturamento maior no fim do ano

10 de dezembro de 2023
Cade arquiva inquérito contra Gol por suposta exploração irregular de slots em Congonhas

Gol aumentará voos no Galeão e restringirá no Santos Dumont para Congonhas e Brasília no 1º trimestre

10 de dezembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.