A história da Babette Bebê, uma loja e confecção de roupas infantis com mais de 50 anos de atuação, oferece lições valiosas para empreendedores que buscam não apenas manter a tradição, mas também inovar e se adaptar às mudanças do mercado.
O negócio começou em 1968 com uma família de imigrantes, especialmente dois irmãos e a esposa de um deles, que ficavam à frente do negócio, e traziam da Ilha da Madeira (Portugal), peças de cama, mesa e banho, em uma época em que a composição de enxovais completos e personalizados era extremamente valorizada.
Não demorou muito para criarem uma confecção no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro. O negócio cresceu e passou a abastecer também grandes lojas, como a Sears, que manteve operações no Brasil de 1949 a 1980. Em meados dos anos 90, com a redução da procura por enxovais personalizados, passou a atuar na moda infantil. A palavra babete, inclusive, é um tipo de babador, originada de bavette, em francês.
Atualmente, a empresa familiar é administrada pelas duas filhas e pelo neto dos fundadores, que compartilham seus aprendizados com outros empreendedores que estão em busca de inspiração para melhorarem seus negócios.
1. Identificar oportunidades e abraçar a mudança
Os fundadores da Babette Bebê tiveram a sabedoria de se reinventar ao perceberem mudanças no mercado. Nos anos 90, a marca migrou para o segmento infantil, percebendo que o antigo foco em enxovais de bordados para casamentos já não era mais tão relevante para os consumidores. Essa transição gradual para o mercado de roupas de bebê, mantendo o toque artesanal, é um exemplo claro de como é vital para uma empresa se adaptar às necessidades dos clientes e às tendências do mercado.
Empresas precisam monitorar constantemente o comportamento do consumidor e estar dispostas a mudar suas ofertas para se manterem relevantes.
2. Valorizar o legado com a manutenção de pontos fortes e diferenciais
Apesar da expansão e das mudanças ao longo das décadas, a Babette Bebê sempre manteve seu caráter familiar. O atendimento personalizado continua sendo um pilar essencial da marca. Em um mundo em que o digital vem ganhando cada vez mais força, a empresa busca seus caminhos com consciência e de forma gradual, mas sem renunciar ao contato humano como um de seus diferenciais de atendimento, o que causa grande proximidade com o público.
Os proprietários, junto com um time maduro e consolidado que está na empresa há longa data, mantêm um relacionamento próximo com os clientes, reforçando a confiança e a fidelidade ao longo das gerações. Pequenas e médias empresas normalmente possuem vantagens competitivas ao usar sua história e proximidade com o cliente como diferencial, criando uma experiência única de compra.
3. Estar onde o cliente está
A entrada da nova geração da família, olhando principalmente para as redes sociais e demais canais digitais da empresa, trouxe maior profissionalização para o Instagram e o Facebook da marca, além da implementação do e-commerce (que ainda está em processo de desenvolvimento), reconhecendo a crescente importância do comércio online.
“A gente começou a postar muito mais em vídeo, a estruturar melhor, a ter mais qualidade na produção de conteúdo, a ter mais frequência e a desenvolver uma estratégia diferente para o Feed e Stories. Ganhamos, mais ou menos, uns 10 mil seguidores em um ano, desde que mudamos a estratégia, o que é bem legal.”, compartilhou Bernardo Paradela, responsável pelo processo de digitalização da marca.
Ao melhorar a produção de conteúdo, adotar uma estratégia de marketing digital mais estruturada e iniciar a construção de um e-commerce, a Babette demonstra compreender a importância de estar presente também no ambiente online, mantendo contato com os clientes, mesmo quando eles não estão na loja.
A criação de grupos de WhatsApp como canal de comunicação foi uma solução inteligente, especialmente para uma empresa que ainda não tinha a infraestrutura de e-mail marketing. Tudo isso foi feito de forma estruturada e organizada, garantindo que os clientes que fazem parte desses grupos realmente desejam receber as informações e novidades da empresa, gerando leads altamente qualificados. Além dos grupos, todas as vendedoras também atendem os clientes via WhatsApp, e a empresa conta com um responsável pelo primeiro atendimento e pela compreensão da demanda do cliente, fazendo a distribuição para as vendedoras de forma organizada. O WhatsApp, já considerado um superapp no Brasil, se tornou um dos principais canais geradores de vendas e contribuiu significativamente para a recuperação da empresa no pós-pandemia.
A transformação digital é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio hoje. Mesmo empresas com forte tradição devem investir em estratégias online para aumentar a visibilidade e facilitar as vendas.
4. Ser um negócio de pessoas, para pessoas e com pessoas
A Babette Bebê também destaca a importância de uma gestão humanizada. A proximidade com as vendedoras, muitas delas com décadas de casa, é tratada com grande sensibilidade. A empresa se preocupa com o bem-estar das colaboradoras, organizando festas e eventos internos e criando um ambiente de trabalho familiar e acolhedor. A equipe tem autonomia e participa de decisões importantes, como a escolha de produtos para a loja.
Colaboradores satisfeitos e integrados à cultura da empresa transmitem essa energia positiva ao cliente, o que pode gerar um impacto direto nas vendas e no ambiente de trabalho.
5. Melhorar a dinâmica e exposição no salão de vendas
Mesmo sendo uma marca com décadas de existência, a Babette Bebê continua inovando na criação de coleções e na organização da loja. A empresa introduziu o conceito de “coleções cápsula”, lançando novidades frequentes e mantendo a loja sempre atualizada. Além disso, mudanças simples, como reorganizar a disposição de produtos, resultaram em um aumento expressivo nas vendas de determinadas categorias, como puericultura (itens utilizados para o cuidado, segurança e bem-estar do bebê, que vão desde chupetas, mordedores e itens de higiene até berços, cadeirinhas e banheiras, só para citar alguns).
Inovar não significa, necessariamente, criar algo do zero. Pequenas mudanças na organização, exposição e frequência dos produtos podem ter um grande impacto nos resultados financeiros.
A trajetória da Babette Bebê exemplifica a importância de equilibrar tradição e inovação, sempre com foco no cliente e na adaptação às novas realidades de mercado. Seja investindo em transformação digital, seja valorizando o atendimento humano e próximo, as empresas podem se manter competitivas ao longo das gerações ao adotarem uma postura flexível e inovadora.
Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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