Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Porque o bom ponto comercial pode ser fundamental em momentos de crise

Marcos Hirai de Marcos Hirai
19 de janeiro de 2017
no Artigos, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

O momento é agora. Com as ofertas de pontos comerciais em ruas e nos shopping centers brasileiros, que tal rever as localizações atuais das suas lojas? Lembra-se daquele ponto comercial que você tanto queria instalar a sua loja, a sua escola, o seu restaurante? Na época não conseguiu locá-lo pois o valor do aluguel ou das luvas estavam altos demais e não fechavam a conta da operação. Ou também porque você demorou alguns dias a mais para a tomada de decisão e quando ligou para o corretor de imóveis, soube que a loja foi locada no dia anterior… eram outros momentos…

Bom, talvez este imóvel agora esteja vago.  E talvez numa condição mais favorável. Então, porque não repensar agora em mudar esta loja de lugar? Até porque na ocasião, a decisão teve de ser tomada considerando a 2ª ou a 3ª opção em termos de localização e aí, as vendas acabaram sendo abaixo do previsto, considerando o potencial de vendas daquela rua, bairro ou cidade.

Isto porque no comércio, a localização de uma loja pode ditar o resultado das vendas. Muitas vezes uma loja mal localizada demanda  um esforço adicional em marketing e divulgação, além de uma atenção diferenciada da direção da empresa. Ao contrário daquela que está no “burburinho” e que só dá alegrias. As vendas superaram mês a mês.

É fato que a vacância tem aumentado, agravada pela crise econômica, e muitos varejistas estão enfrentando sérios problemas financeiros. Segmentos inteiros têm sido afetados, como moda, eletroeletrônicos, automotivos, móveis e decoração, livrarias… já notaram a quantidade de agencias bancárias fechadas? Bom, na crise, é também o momento de racionalizar a quantidade de lojas. Faz sentido manter 2 lojas próximas uma da outra? Em outros momentos, talvez sim, mas com as vendas em baixa, não, sobretudo se os custos estiverem altos. É o momento de repensar as operações deficitárias.

Mas ao mesmo tempo, existem segmentos em franca expansão. Farmácias e drogarias, mercados de vizinhança, laboratórios clínicos, fast foods e óticas são alguns que estão crescendo e se beneficiando justamente por conta da crise. Sim, este também é o momento de ocupar novas áreas e crescer.  Se sua empresa tem caixa para expandir, as oportunidades e as condições negociais são favoráveis. Talvez seja o momento de crescer num momento que o seu maior concorrente se retrai e daí a oportunidade de conquistar mercados antes intransponíveis. Pode ser a hora de virar a mesa no mercado que você atua.

Portanto, se àquele imóvel que você tanto desejou agora está vago, vá atrás dele. Lembre-se que havendo um bom ponto comercial disponível, sempre haverá alguém de olho. Não deixe passa-lo pela segunda vez.

Marcos Hirai ([email protected]), sócio-diretor da  GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

10 carreiras promissoras para 2017

Próxima Postagem

Maioria das franquias de até R$ 55 mil garantem retorno do investimento em um ano e meio

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

Maioria das franquias de até R$ 55 mil garantem retorno do investimento em um ano e meio

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.