Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Canal foodservice: inovação, resiliência e gente

Cristina Souza de Cristina Souza
19 de março de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A indústria de alimentos faturou em 2023 R$ 1,161 trilhão, um crescimento de 7,2% no faturamento e de 5,1% na produção, em relação a 2022. Essa diferença deve-seespecialmente pela consolidação do Brasil como o maior exportador de alimentos do mundo. Ainda assim, 73,2% desse faturamento está relacionado ao consumo interno, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

A indústria de alimentos representa respeitáveis 10,8 pontos percentuais do PIB nacional. E segue investindo forte em soluções tecnológicas e de aprimoramento do atendimento aos seus canais, além de iniciativas, cada vez mais frequentes, de desintermediação a partir de estratégias direct to consumer (DTC) pelos mais diferentes motivos, entre eles, conhecer melhor o consumidor, experimentar novos caminhos, ocupar espaço de mercado entre outros.

Direcionando nosso olhar para o foodservice, em 2023, o canal representou 27,6% da venda das indústrias de alimentos.

A decisão de atender ao canal foodservice nem sempre é simples. O número médio de participação do canal na venda da indústria é mascarado por empresas que são integral ou fortemente dedicadas ao foodservice. Ao mesmo tempo, isso sinaliza oportunidades.

E quais são os requerimentos para o crescimento no atendimento ao foodservice?

Sem dúvida o primeiro deles é a inovação. O produto que serve ao varejo alimentar, apesar de muitas vezes ser sinônimo de qualidade em diversas categorias, nem sempre performa da mesma forma na produção de uma cozinha profissional. Assim, o profundo entendimento de como ele será utilizado na ponta e a flexibilidade para implementar os devidos ajustes são imperativos.

O foodservice é um canal que busca preço como um dos seus drivers, já que ele adicionará os custos de transformação e serviço, além das suas margens, que ano a ano são mais pressionadas. Porém, a máxima de que é um canal que busca somente preço não é verdadeira. Mas é importante compreender que a indústria pode emprestar valor à construção de marca desses negócios, e gerar uma simbiose positiva para todas as partes, especialmente para o consumidor. Então, a construção de marcas fortes pela indústria fazem a diferença em sua penetração no mercado.

Comer alimentos preparados fora de casa é uma combinação de hábito e indulgência que ano a ano cresce no País. Ou seja, apesar de todos os desafios, o segmento segue resiliente.

É necessário entender que o mercado de alimentação fora do lar tem uma importante jornada de profissionalização pela frente, pois dois terços dos mais de 1,9 milhão de CNPJs existentes são registrados como MEI; isto é, são empresas de empreendedores individuais. Mas o terço de empresas maiores puxa o País para um nível de maturidade operacional e tecnológica que atualmente é benchmark no Brasil e em mercados internacionais.

O País vive um movimento importante de empreendedorismo no segmento e, ainda, estamos alguns passos atrás da crise de mão de obra dos mercados maduros. Então, investir em programas de capacitação e acesso à tecnologias tornará as pessoas mais aptas para oferecerem melhores produtos e serviços em combinação virtuosa para o setor.

Em resumo, inovação, resiliência e gente são elementos fundamentais para a evolução do setor e para que a indústria de alimentos aumente sua participação no canal.

O Brasil tem potencial para, além de ser o maior exportador de alimentos do mundo, se tornar o País referência em alimentação e hospitalidade. Só depende de nós.

Nota:  Entre os dias 15 e 21 de maio, promoveremos a delegação Gouvêa Foodservice NRA Show 2024.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Supermercados online são a preferência de 47% dos consumidores

Próxima Postagem

B4 vai lançar curso de negociação de ativos sustentáveis no final de março

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
B4

B4 vai lançar curso de negociação de ativos sustentáveis no final de março

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.