Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Web Summit Rio 2024: personalização e o papel estratégico do Account Based Marketing

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
19 de abril de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
personalização e o papel estratégico do Account Based Marketing

Nesta semana, estou acompanhando de perto o Web Summit Rio e minha primeira experiência no evento não poderia ser mais marcante, ficou claro porque é o maior evento de tecnologia e inovação do mundo. Participar de momentos assim é a oportunidade ideal para fazer networking, analisar as tendências do mercado e o surgimento de novas startups, além de, claro, absorver conteúdo de qualidade. Desde o primeiro dia, eu tive o privilégio de acompanhar insights valiosos sobre a importância de colocar o cliente no centro dos negócios, focando, principalmente, na personalização e valorização das necessidades de cada um.

Carolina Nucci, mentora de negócios B2B que já passou pela 3M, trouxe em sua apresentação uma reflexão importante que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo do marketing: o papel vital do Account Based Marketing (ABM), uma estratégia focada em identificar e direcionar esforços para segmentos ou clientes potenciais, em vez de um mercado mais amplo. O foco, nesse caso, é a personalização adequada para atender às necessidades individuais, com o intuito de criar relacionamentos mais profundos e duradouros.

De fato, uma abordagem estratégica é essencial, já que muitas vezes seguir por um lado tradicional não leva em consideração a individualidade dos clientes. E aqui quero propor uma reflexão sobre o cenário complexo em que estamos inseridos, como destacado por Carolina, ao evidenciar a importância de ir além das superficialidades e compreender as pessoas por trás das empresas: o capital humano deve ser a parte mais importante dentro de uma companhia e, quando compreendemos isso e entendemos as necessidades individuais, temos negócios mais sustentáveis e relevantes.

Não à toa, estou certa de que o ABM chegou como um respiro em meio as novas demandas do mercado. Focar em contas específicas e personalizá-las ao máximo faz toda a diferença na criação de conexões genuínas com seus clientes-alvo. A segmentação de contas em tiers e a compreensão profunda de cada jornada do cliente, por exemplo, são aspectos-chave dessa estratégia, que visa não apenas impulsionar as vendas, mas manter um engajamento duradouro.

A reputação da marca em uma era tecnológica

Ainda no primeiro dia, também não posso deixar de comentar a apresentação de Eduardo Neves, fundador e CEO do Reclame Aqui, que mostrou uma perspectiva valiosa sobre ouvir ativamente o cliente e responder de forma proativa. Além de compartilhar a história inspiradora por trás da empresa, o executivo reforçou como uma experiência pessoal negativa levou à criação de uma plataforma que dá voz aos consumidores. O que fica de aprendizado é a ideia de que, em um mercado em que o preço já não é mais o principal diferencial, a qualidade do relacionamento com o cliente se destaca.

E, claro, vale ressaltar um ponto importante trazido por Neves sobre a integração da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente. Que essa tecnologia está revolucionando todas às áreas de negócios já sabemos, sobretudo para melhorar processos e eficiência, mas é preciso manter a humanidade no centro de tudo. No final, o objetivo é sempre entregar um serviço melhor e mais rápido, seja por meio de interações humanas ou com as ferramentas de alta tecnologia.

Acompanhando todas essas palestras, não há como negar que a importância de uma abordagem personalizada e centrada no fator humano com o apoio do ABM são capazes de desempenhar um papel crucial nesse processo.

Ao ouvir atentamente as necessidades individuais dos clientes, investir em personalização e manter um compromisso contínuo com a qualidade, as marcas podem se destacar e conquistar a confiança e lealdade dos consumidores. O cenário está mudando, e os clientes não podem esperar. Temos que agir agora.

Marilyn Carvalho, head global de marketing na ClearSale.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Custo com frete de produto agrícola no Brasil é 30% maior ante EUA

Próxima Postagem

Credores aprovam plano que injeta R$ 3,4 bilhões na Oi e vende últimos ativos relevantes

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Oi Fibra

Credores aprovam plano que injeta R$ 3,4 bilhões na Oi e vende últimos ativos relevantes

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.