Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do e-commerce está na customização (e nos super apps)

Enquanto novas tecnologias despontam no comércio eletrônico, a customização mantém um padrão de excelência para a experiência e a relação da marca com o consumidor

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
19 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
e-commerce

Dizer que o e-commerce revolucionou a forma como as pessoas adquirem produtos pode parecer chover no molhado. Mas fato é que o setor, mesmo com números tão promissores e uma consolidação inegável no mercado de consumo, ainda tende a protagonizar uma série de evoluções no que diz respeito à relação das marcas com os usuários. Em prol de resultados satisfatórios, é necessário, cada vez mais, pensar em soluções compatíveis com o nível de exigência do público.

De acordo com estimativas levantadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce atingirá uma marca de R$ 185,7 bilhões em faturamento neste ano. Com certeza, são informações que demostram a importância do tema. Mais do que nunca, a hora é de se pensar em aproveitar um boom que não demonstra qualquer tipo de retração.

Não por acaso, novas tecnologias surgem como oportunidade para empresas que desejam potencializar seus serviços de e-commerce. No centro das iniciativas está a experiência do consumidor, motivando um olhar atento a métodos e ferramentas alinhadas com uma jornada de compra marcante. Na prática, todos os caminhos levam à customização. Explico o porquê.

Os benefícios da customização

Produtos e serviços de qualidade são fundamentais na consolidação de uma marca no ambiente online. Sem dúvidas, não se trata de subvalorizar diferenciais que continuam exercendo um papel crítico para a criação de vínculos com os usuários.

Mas hoje, definitivamente, sob a perspectiva de empresas que compartilham um foco central no crescimento de suas operações, é preciso ir além, reunindo os requisitos necessários para experiências que acionem gatilhos de fidelização.

Além de permitir que os consumidores explorem plataformas desenvolvidas justamente para atender a demandas específicas de modo personalizado e atual, uma ferramenta que apresente funcionalidades customizáveis é capaz de aumentar as chances de conversão. Se apoiada por um nível elevado de tecnologia, com processos intuitivos e o que há de mais inovador em termos digitais, as expectativas mostram-se ainda mais atrativas.

O conceito defendido pelo super app e sua aplicabilidade

Seguindo essa linha de raciocínio, o desafio maior talvez seja garantir que esse modelo de customização seja apoiado em todas as etapas referentes à jornada de compra – incluindo o pós-venda. Por decorrência, muitas das tecnologias que surgem como tendência no comércio eletrônico carregam a integração como um diferencial estratégico.

Otimizar o relacionamento com o cliente dentro de espaços ágeis, seguros e acessíveis, é um movimento natural de negócios presentes no e-commerce, o que nos leva ao conceito de super apps e o potencial por trás da ferramenta.

Os super apps, por possuírem diversas funcionalidades, fornecem serviços capazes de solucionar e conduzir toda a demanda do consumidor em uma única plataforma, respondendo a processos de e-commerce, passando pelo pós-venda e toda a cadeia de experiência do cliente em um aplicativo dedicado.

Ao unificar operações, o super app oferece benefícios significativos para a empresa, diminuindo o tempo gasto com atividades descentralizadas e poupando recursos. Como o próprio termo sugere, sua ideia é replicar os diferenciais de vários aplicativos em um só, atendendo de forma efetiva a busca por praticidade.

Por fim, se utilizarmos o ponto de vista do usuário como referência, não há como negar a importância de simplificar operações e facilitar a vida de quem está interessado em determinada mercadoria. Para as empresas, as luzes estão direcionadas para a missão de traduzir essa demanda em mudanças reais, e, por meio da customização somada à assertividade de soluções tecnológicas, é possível corresponder a um mercado que já não aceita mais meios-termos, somente a excelência.

Stallin Silva é CEO da Stoom.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Cervejarias presentes na Apas 2023 divulgam novidades e parcerias no último dia do evento

Próxima Postagem

Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.