Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do e-commerce está na customização (e nos super apps)

Enquanto novas tecnologias despontam no comércio eletrônico, a customização mantém um padrão de excelência para a experiência e a relação da marca com o consumidor

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
19 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
e-commerce

Dizer que o e-commerce revolucionou a forma como as pessoas adquirem produtos pode parecer chover no molhado. Mas fato é que o setor, mesmo com números tão promissores e uma consolidação inegável no mercado de consumo, ainda tende a protagonizar uma série de evoluções no que diz respeito à relação das marcas com os usuários. Em prol de resultados satisfatórios, é necessário, cada vez mais, pensar em soluções compatíveis com o nível de exigência do público.

De acordo com estimativas levantadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce atingirá uma marca de R$ 185,7 bilhões em faturamento neste ano. Com certeza, são informações que demostram a importância do tema. Mais do que nunca, a hora é de se pensar em aproveitar um boom que não demonstra qualquer tipo de retração.

Não por acaso, novas tecnologias surgem como oportunidade para empresas que desejam potencializar seus serviços de e-commerce. No centro das iniciativas está a experiência do consumidor, motivando um olhar atento a métodos e ferramentas alinhadas com uma jornada de compra marcante. Na prática, todos os caminhos levam à customização. Explico o porquê.

Os benefícios da customização

Produtos e serviços de qualidade são fundamentais na consolidação de uma marca no ambiente online. Sem dúvidas, não se trata de subvalorizar diferenciais que continuam exercendo um papel crítico para a criação de vínculos com os usuários.

Mas hoje, definitivamente, sob a perspectiva de empresas que compartilham um foco central no crescimento de suas operações, é preciso ir além, reunindo os requisitos necessários para experiências que acionem gatilhos de fidelização.

Além de permitir que os consumidores explorem plataformas desenvolvidas justamente para atender a demandas específicas de modo personalizado e atual, uma ferramenta que apresente funcionalidades customizáveis é capaz de aumentar as chances de conversão. Se apoiada por um nível elevado de tecnologia, com processos intuitivos e o que há de mais inovador em termos digitais, as expectativas mostram-se ainda mais atrativas.

O conceito defendido pelo super app e sua aplicabilidade

Seguindo essa linha de raciocínio, o desafio maior talvez seja garantir que esse modelo de customização seja apoiado em todas as etapas referentes à jornada de compra – incluindo o pós-venda. Por decorrência, muitas das tecnologias que surgem como tendência no comércio eletrônico carregam a integração como um diferencial estratégico.

Otimizar o relacionamento com o cliente dentro de espaços ágeis, seguros e acessíveis, é um movimento natural de negócios presentes no e-commerce, o que nos leva ao conceito de super apps e o potencial por trás da ferramenta.

Os super apps, por possuírem diversas funcionalidades, fornecem serviços capazes de solucionar e conduzir toda a demanda do consumidor em uma única plataforma, respondendo a processos de e-commerce, passando pelo pós-venda e toda a cadeia de experiência do cliente em um aplicativo dedicado.

Ao unificar operações, o super app oferece benefícios significativos para a empresa, diminuindo o tempo gasto com atividades descentralizadas e poupando recursos. Como o próprio termo sugere, sua ideia é replicar os diferenciais de vários aplicativos em um só, atendendo de forma efetiva a busca por praticidade.

Por fim, se utilizarmos o ponto de vista do usuário como referência, não há como negar a importância de simplificar operações e facilitar a vida de quem está interessado em determinada mercadoria. Para as empresas, as luzes estão direcionadas para a missão de traduzir essa demanda em mudanças reais, e, por meio da customização somada à assertividade de soluções tecnológicas, é possível corresponder a um mercado que já não aceita mais meios-termos, somente a excelência.

Stallin Silva é CEO da Stoom.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Cervejarias presentes na Apas 2023 divulgam novidades e parcerias no último dia do evento

Próxima Postagem

Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.