Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Expansões varejistas – qual é o seu momento?

Marcos Hirai de Marcos Hirai
19 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente na cabeça de qualquer varejista brasileiro deve pairar inúmeras dúvidas a respeito de como será a situação do país e da economia nos próximos 3 meses. Repito 3 meses. Sim, pois temos uma eleição presidencial totalmente indefinida, onde uma miscelânea de candidatos das mais diversas posições ideológicas que se digladiam para formar composições e alianças que podem resultar em verdadeiras bizarrices políticas, haja a heterogeneidade que se prenuncia. Diante disto, como saber como será a condução da economia e seus rumos depois das eleições? A independência do Banco Central poderá estar ameaçada? O controle dos preços dos combustíveis. Aprovações das reformas. As privatizações ou a volta das estatizações. Cada um destes elementos por si só pode mexer significativamente nos rumos da economia e gerar crescimento ou a volta da recessão.

O ímpeto de crescimento e do otimismo do 1º semestre já não é mais o mesmo. Depois da greve dos caminhoneiros, do aumento da cotação do dólar, dos jogos da Copa do Mundo, o consumidor também tem assumido uma postura maior de cautela. Ele está assustado com a possibilidade de dias piores, da diminuição do poder de compra, do aumento da inflação e do fantasma do desemprego. A FGV apontou que o indicador de confiança do consumidor sofreu queda de 4,8 pontos em junho, na comparação com maio de 2018, passando de 86,9 para 82,1 pontos, mesmo patamar de junho de 2017.

E aí? Como ficam as expansões varejistas? “Devemos abrir mais lojas ou esperar ver o que vai acontecer após a eleição do novo presidente?”, perguntam os empresários do setor.

Bom, há duas vertentes. Para quem vê o copo meio cheio, o Brasil é maior que a crise, que os governos, e que o próximo presidente e tudo o que ele pode vir a fazer. Afinal somos a 7ª maior economia do mundo e o nosso mercado doméstico é o equivalente a soma de quase todas as demais economias da América do Sul juntas. Existem boas oportunidades imobiliárias ainda. É o momento de continuar a crescer. Nesta categoria, entram principalmente varejistas que tiveram um bom desempenho no 1º semestre e que ofereçam produtos e serviços competitivos, adequados à atual realidade econômica das famílias brasileiras.

Para quem enxerga o copo meio vazio, talvez seja o momento de parar tudo ou reduzir drasticamente a velocidade de expansão e começar a fazer ajustes na operação, no sentido de racionalizar custos e aumentar as margens, afinal dias piores poderão vir. Nesta categoria, entram os varejistas que não estão tendo bom desempenho nos últimos anos e que veem seu mercado instável, sem perspectivas ou mesmo diminuindo. Neste caso, a recomendação que se dá é que aproveite este momento para rever totalmente o seu modelo de negócios, acompanhar os passos da concorrência bem de perto, e se questionar se está sendo competitivo, atualizado e antenado na realidade do omniconsumidor, oferecendo produtos e serviços adaptados para um cliente que está sofrendo profundas transformações nos seus hábitos de compra e de consumo, alterando a jornada de compras.

E aí, qual das duas é a sua realidade?

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Grandes varejistas usam o Pinterest para integração com o cliente

Próxima Postagem

First Data e Itaú entram no mercado de vendas de aparelhos de cartão de crédito

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
First Data e Itaú entram no mercado de vendas de aparelhos de cartão de crédito

First Data e Itaú entram no mercado de vendas de aparelhos de cartão de crédito

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.