Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A maior exposição sobre o varejo – Parte 2

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
20 de março de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos

O que é apresentado pelos quase 2.400 expositores de 61 países na Euroshop, evento que aconteceu em Dusseldorf no começo deste mês, tem um significado adicional, pois mostra o que está ou estará disponível para empresas varejistas de todos os segmentos, canais e formatos, alimentar e não-alimentar usarem para oferecerem ainda mais alternativas para atraírem e reterem consumidores. Representa a antecipação da inovação futura que irá formar e forjar novos comportamentos e demandas desses mesmos consumidores.

De fato é possível antever o comportamento futuro de mercado, a partir da oferta do que estará disponível de Instalações, Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Analytics, Promoção no Ponto de Venda, Iluminação, Arquitetura, Design e Comunicações, pois sua disponibilidade e uso pelas organizações de varejo irá desenhar o consumidor que estará nos diferentes formatos de lojas e canais de relacionamento e vendas num futuro muito próximo.

A oferta reconfigura a demanda e, se queremos enxergar o consumidor do futuro próximo, podemos imaginá-lo a partir do que lhe será oferecido e o que terá ao seu alcance.

Nesse aspecto, alguns elementos podem ser extraídos das visitas feitas que, sem a pretensão de esgotar o elenco de alternativas, configuram alguns dos aspectos mais marcantes, seja reforçando percepções anteriores ou criando novas e mais desafiadoras perspectivas.

 

Eis uma síntese desses principais movimentos:

  1. Nova era na comunicação visual e no design exponenciados pela tecnologia. A multiplicação de alternativas combinadas de elementos visuais e de design com recursos tecnológicos amplifica de forma exponencial as alternativas no repensar de lojas, espaços, centros de compras e novos canais de vendas e relacionamento;

 

  1. Personalização para descomoditizar. O que era iniciativa precursora de alguns se torna cada vez mais um recurso fundamental para diferenciar, customizar e, principalmente, descomoditizar, permitindo melhoria da experiência e de resultados. E o aspecto mais interessante é a ampliação das alternativas em custo, tamanho e requisitos operacionais;

 

  1. A sustentabilidade cada vez mais presente como requerimento fundamental. Nas propostas envolvendo equipamentos, instalações e operações, o tema magnetiza as preocupações que são cada vez maiores e isso fica mais claro na realidade, principalmente da Europa. Qualquer iniciativa que não tenha algum vínculo com sustentabilidade já perde apoio e atenção;

 

  1. Frescor, natural e local. De alguma forma vinculado com a sustentabilidade, esses conceitos crescem de importância e são crescentemente valorizados especialmente em tudo que disser respeito à alimentação, mas de forma ainda mais abrangente, envolvendo outras categorias de produtos;

 

  1. Nova geração de equipamentos interativos e digitais. A tecnologia exponencia alternativas em absolutamente tudo envolvendo lockers, plataformas de pagamentos, gôndolas, mesas de exposição, totens, comunicação de preço, disponibilização e expansão de informações, personalização, reciclagem e tudo o mais que faz parte do universo das lojas, espaços de vendas e dos centros de abastecimento e logística;

 

  1. Novas formas, conceitos e ousadia nos materiais de PDV, envolvendo água, luz, formas, cheiros, movimentos e, principalmente, muita tecnologia embarcada proporcionado e gerenciando essas alternativas para tornar a experiência e a operação cada vez mais envolventes e marcantes;

 

  1. A integração digital e de canais no PDX. O conceito PDX foi proposto como resultado de tudo que tem sido visto como evolução do antigo PDV. É a loja que é tudo (“X”) e que até vende. A multiplicação de alternativas para integração de canais com personalização do relacionamento para diferenciar o atendimento é um dos elementos mais relevantes no redesenhar do cenário presente e futuro de negócios;

 

  1. A ativação digital no PDX como protagonista da nova loja. Todo o conceito de Ativação Digital no PDX está sendo revisto e ampliado a partir das experiências que os consumidores desenvolvem no ambiente do e-commerce e a profusão de alternativas que envolvem preços, comunicação, individualização das promoções e relacionamento tem uma variedade enorme de oferta para atender as mais diversas demandas;

 

  1. Identificação e individualização – uso de sistemas que, a partir da biotipologia identificam, clusterizam e segmentam o consumidor que passa na frente do espaço e que circula na loja, criam um novo universo de possibilidades para aplicações, como análise e aferição de perfis e ações de relacionamento;

 

  1. Mensuração da satisfação e avaliação de ROI. Novas plataformas que avaliam e mensuram a satisfação dos consumidores, como elementos qualitativos que complementam as alternativas quantitativas, para efetiva medida do Retorno dos Investimentos realizados, aproximando cada vez mais o universo físico do que é possível no ambiente digital;

 

  1. Um capítulo à parte na iluminação. A multiplicação de alternativas envolvendo a iluminação cada vez mais teatral e cênica e ao mesmo tempo mais racional no tópico iluminação é um dos elementos mais marcantes no conjunto das percepções;
  1. A força que vem da Ásia. A forte presença de expositores com marcantes e acessíveis inovações nos diversos universos que compõem o mundo do varejo que vem da Ásia, em especial da China. Seu efeito mais objetivo é a ampliação de alternativas, o aumento da competitividade e a redução de custos,  com  todos seus pontos positivos e negativos que isso poder gerar para os diversos agentes que atuam nesse mercado.

 

Como comentamos, esses 12 pontos, longe de tentar esgotar o universo de conceitos expostos, tenta apenas ordenar e sintetizar o que a maior e mais importante exposição especializada de insumos para o varejo pode ensinar.

Vale a pena colocar na agenda de 2020.

Nota. Esse artigo completa o que foi publicado na semana passada com os temas que emergiram como mais relevantes a partir dessa análise da oferta que impulsionará as inovações no varejo.

E no Latam Retail Show 2017, no Center Norte em São Paulo, de 29 a 31 de Agosto, será apresentado o conteúdo que analisa e discute as tendências e as práticas em todos os negócios, canais, segmentos e formatos envolvendo varejo alimentar e não-alimentar, franquias, shopping centers, comércio eletrônico e food service, combinando de forma única as ofertas de conteúdo e exposição feitas na NRF e na Euroshop e ajustadas à realidade latino-americana e brasileira. Mais informações: congresso@latamretailshow.com.br

Postagem anterior

PEÇA PELA MÚSICA: A RECEITA MUSICAL DO MCDONALD’S

Próxima Postagem

Com estoque recorde de R$ 3,4 bi em 2016, varejistas prolongam liquidações

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo
Artigos

Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo

29 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro
Artigos

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade
Artigos

Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

28 de maio de 2025
NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro
Artigos

NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro

27 de maio de 2025
Revisão da reeleição é tema crítico para a Nação
Artigos

Reeleição: hora de virar essa página

26 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Próxima Postagem

Com estoque recorde de R$ 3,4 bi em 2016, varejistas prolongam liquidações

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

30 de maio de 2025
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Meliuz fará oferta primária de ações de até R$ 450 milhões para compra de bitcoin

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.