Tema e estratégia que redefinem o varejo físico, o retail media é o principal assunto abordado nas maiores feiras mundiais, como a NRF Show 2024. As possibilidades de impactar os consumidores no ponto de venda e de prestar serviços para parceiros, como a indústria, abrem uma nova fonte de renda para o varejo alimentar. Estes foram alguns dos pontos abordados por Richard Albanesi, CEO da The LED, no painel “Retail Media: o futuro da comunicação no PDV”, no segundo dia da Apas Show. O evento é voltado para os supermercadistas e se configura como um dos mais importantes para o setor.
Albanesi chamou a atenção dos participantes para a necessidade de ampliar as potencialidades do retail media, inserindo e integrando essas ações dentro do planejamento e verbas publicitárias. Segundo o executivo, o varejo físico ganha cada vez mais espaço como uma importante plataforma e deve ser priorizada no planejamento de mídia.
Para isso, o CEO propõe levar um novo elemento para as ações de retail media – as agências de publicidade – para alcançar os melhores resultados e obter maior conversão do consumidor, assim como aumentar a rentabilidade dos estabelecimentos.
“Nosso grande desafio, hoje, é integrar o varejo e seu potencial de engajamento no planejamento publicitário, posicionando esse ambiente de vendas como um valioso espaço para a veiculação de campanhas de diversos segmentos produtivos e de serviços, não se restringindo ao relacionamento da indústria com os potenciais consumidores”, completa Albanesi.
Segundo o executivo, a geração de dados, a omnicanalidade e a integração dos diferentes ambientes de venda, aliados às vantagens oferecidas pelo varejo físico, como canal decisório de compras e contato direto com o cliente, abrem excelentes oportunidades para a divulgação de outros setores produtivos ou de serviços mesmo que não tenham uma relação direta com o respectivo ponto de venda.
“Um supermercado por exemplo, que reúne um público diverso, com diferentes hábitos de consumo e acessível a novas abordagens e impactos, pode se revelar como a plataforma ideal para a publicidade dos mais diversos segmentos de acordo com o perfil de público de cada PDV” , exemplifica Albanesi.
Richard também relacionou as principais características e vantagens que tornam o painel de led a principal ferramenta para integrar todas as possibilidades do retail media, promover a conexão e envolvimento do consumidor e também como uma plataforma moderna e dinâmica para a veiculação publicitária e geração de novas receitas.
Além de oferecer novas experiências visuais, interativas e sensoriais para a jornada de compras do consumidor, aumentar a atratividade do ambiente com o impacto e inovação tecnológica, os painéis de led reforçam a estratégia omnichannel que integra os diferentes ambientes de venda, digitais e físicos, aumentando a sinergia entre o público e marcas, e possibilitam a coleta e análise de dados de consumo para a produção de conteúdos mais assertivos e personalizados aos diferentes hábitos de compra.
Prêmio de reconhecimento por ações promocionais
Para a empresa, a participação no evento foi bastante significativa e destaca o potencial de negócios futuros previstos devido às várias prospecções qualificadas estabelecidas durante o evento.
O objetivo da empresa de apresentar para o setor supermercadista as mais modernas tendências para conectar o consumidor e gerar novas receitas para os estabelecimentos por meio de uma experiência interativa e sensorial.
A The LED conquistou o Prêmio Stand Apas Show by Popai 2024, uma iniciativa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com o Popai Brasil, e obteve prata na categoria “ação promocional” porte médio.
Richard Albanesi destaca a excelente receptividade em relação às soluções apresentadas e a importância do evento para os negócios da empresa.
“Sem dúvida, o evento confirma sua tradição de promover um networking bastante qualificado, composto por dirigentes com efetivo interesse em nossas soluções de comunicação, fato que sinaliza um excelente potencial para o aumento dos nossos negócios no setor”, avalia Albanesi.
O executivo destaca a criação de um ambiente de negócios atrativo e adequado às necessidades dos supermercados, que incluiu painéis de led para retail media, soluções para omnicanalidade, ativações de marca, menus digitais e tecnologias lifth and learn e scan and show com venda direta por meio dos painéis de led. “Com esse impacto, além de permitir uma experiência inovadora para nossos visitantes, conquistamos o cobiçado prêmio Stand APAS Show by Popai, na categoria Ações Promocionais”, finaliza o executivo.
The LED em números:
Em 13 anos de atuação no mercado brasileiro, a The LED realizou:
- + de 105 mil m2 de painéis instalados;
- + de 10 mil cases de sucesso;
- + de 40 prêmios conquistados.
Fotos: Divulgação