Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro será o que construirmos já!

Momentum 931

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
20 de setembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Momentum 931 – O futuro será o que construirmos já! No fechamento do Latam Retail Show 2021, ao final de uma jornada de 82 horas discutindo o presente e futuro do varejo e do consumo e, também, o momento do Brasil, da América Latina e do mundo, a mensagem que fica é essa.

No fechamento do Latam Retail Show 2021, ao final de uma jornada de 82 horas discutindo o presente e futuro do varejo e do consumo e, também, o momento do Brasil, da América Latina e do mundo, a mensagem que fica é essa:

De tudo o que vimos e ouvimos, especialmente no último painel, fica clara a visão de que não haverá varejo moderno, profissional, formal e gerador de emprego e renda num País que insiste em regredir nos temas sociais, econômicos e nas matérias que envolvem meio ambiente e governança.

Tudo o que avaliamos foi discutido e pesquisado com a riqueza de dados apresentados, indicando que estamos regredindo em matérias críticas. É o caso da área tributária, do enquadramento das responsabilidades do Estado e, principalmente, da redução da desigualdade social do Brasil.

A pandemia e nossas opções ajudaram a aprofundar os problemas. Essa é uma situação que o setor empresarial de forma geral, em especial os líderes que inspiram líderes do varejo e do consumo, não pode aceitar ou compactuar.

Mais uma vez é preciso, sem mais contemporizar, assumir responsabilidades que são nossas e intransferíveis, pelo privilégio da visão global e do nosso poder de mudar, transformar, inovar e buscar caminhos, exatamente como fazemos em nossas empresas.

Não podemos transigir com as conquistas passageiras de que nossos recursos naturais nos permitem usufruir. O problema, para parodiar o popular, é mais embaixo. É estrutural e atitudinal.

O Brasil pode ser tão evoluído, moderno e protagonista em âmbito global quanto mais o setor empresarial assuma um papel determinante na desejável transformação positiva.

Para nos inspirar, trouxemos as ideias que se desenvolveram no Japão por meio do Keidanren, integrando o setor empresarial, para criar uma instituição consolidadora do pensamento privado e que contribui decisivamente para transformar a realidade por lá.

Durante o Latam Retail Show, 220 palestrantes nacionais e internacionais participaram de até cinco palcos simultâneos e foram apresentadas três pesquisas inéditas e exclusivas.

Tivemos a visão privilegiada a partir da realidade do momento e das perspectivas de Estados Unidos, Japão, Holanda, França, Espanha, México, Itália, Tailândia e China. E mergulhamos na realidade brasileira de forma intensa pelas pesquisas e estudos apresentados.

Neste ano o Latam abraçou também o 1º Evento IDV-ESG, o 1º Fórum sobre transformação digital no foodservice, o 1º Latam Business Ecosystem Summit e o Matching Brasil-China para Desenvolvimento do Varejo e do Consumo.

Trouxe também mais uma pesquisa da Mosaiclab, que avaliou as mudanças no comportamento e na forma de pensar do consumidor que emerge da pandemia na América Latina, com um recorte profundo no Brasil.

Outro estudo desenvolvido com exclusividade foi o da Globo sobre os impactos por categoria de produtos e serviços, medindo a propensão ao consumo na retomada.

E mais uma realizada pelo CEV da Fundação Getúlio Vargas sobre o pensamento dominante dos líderes dos setores de varejo e consumo sobre a realidade emergente.

Outra discussão foi sobre a fome e o desperdício de alimentos no Brasil e os caminhos para criar maior consciência e mobilização sobre o tema.

Ainda mais relevante, trouxe alguns dos mais inspiradores líderes do nosso setor, que compartilharam aprendizados, experiências, vivências, o que deu e dá certo e o que deve ser evitado, pois já se mostrou inadequado.

Como mencionamos em algum momento, é um MBA compacto e dos mais atualizados em termos globais. Tudo só possível com o apoio de amigos, parceiros, clientes, universidades, associações, organizações e entidades com os quais tivemos o privilégio de estar juntos nesses 33 anos, buscando transformar de forma positiva o nosso mercado e a nossa realidade.

Mais ao final, nos inspiramos pelo exemplo do Brasil que dá certo, apesar de todos os problemas, contingências e sacrifícios, representado pela presença tocante da ginasta e medalhista olímpica Rebeca Andrade.

E tivemos a visão, as ideias e as propostas dos líderes que inspiram líderes dos setores do varejo, do comércio e do varejo para criar um passaporte para o futuro para aqueles que desejam e lutam por um outro Brasil. Não apenas o que temos, mas o que queremos e merecemos.

A palavra final no fechamento de mais um Latam Retail Show é a de agradecimento pela inspiração inoculada. A todas e todos que pudemos reunir nesses três dias, a nossa mais sincera gratidão. Um agradecimento muito especial aos patrocinadores, apoiadores, parceiros, nosso time, e aos que nos acompanharam nessa jornada.

As sementes representadas pelas ideias, inspirações e exemplos foram lançadas. Que cada um e cada uma possa fazer o melhor uso possível delas.

Obrigado e até setembro do próximo ano, no Latam Retail Show 2022, com o macrotema “Admirável mundo novo, de novo”

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Adobe Stock

Postagem anterior

Pinterest expande recurso de compras para Brasil e mais seis países

Próxima Postagem

PK XD, da Aftervese, faz 2 anos com 50 milhões de usuários e parcerias com grandes marcas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
PK XD completa 2 anos com 50 milhões de usuários por mês e reforça parcerias com marcas

PK XD, da Aftervese, faz 2 anos com 50 milhões de usuários e parcerias com grandes marcas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.