fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como aproveitar todo o potencial de crescimento do varejo na retomada de fim de ano

Roberta Andrade de Roberta Andrade
29 de outubro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
Como aproveitar todo o potencial de crescimento do varejo na retomada de fim de ano

Já são dez anos trabalhando para o varejo e uma coisa que pude observar é que, independentemente da situação econômica do País, os varejistas continuam esbarrando em velhos problemas que ainda impedem o crescimento e aceleramento de seus negócios, como dificuldade em estabelecer processos, fazer gestão de resultados e construir times de vendas mais bem qualificados para o atendimento ao cliente, da forma como o momento atual exige.

A Friedman, empresa especializada em aumento de vendas e melhoria de gestão e produtividade em operações de varejo, realizou uma pesquisa com varejistas de todas as regiões do Brasil para investigar quais os principais desafios do setor durante esse ano.

Participaram da pesquisa gerentes de loja, supervisores e proprietários de lojas, desde pequenos empreendedores a franqueados de marcas de referência do varejo nacional e internacional, com lojas presentes em território brasileiro.

Para combater a necessidade de continuar realizando vendas, mesmo durante o período em que as lojas precisaram permanecer fechadas para o atendimento presencial ao público, 64% dos respondentes afirmaram ter aproveitado recursos digitais que já possuíam para manter seus negócios ativos nesse período. Esses recursos englobam desde e-commerce próprio até iniciativas como abordagem a clientes via redes sociais e maior utilização de canais digitais alternativos. Os dados são reforçados pela 6ª edição da pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, apresentado nessa matéria da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”.

O varejo foi um dos setores mais impactados pela pandemia, mas os desafios do varejo continuam muito similares aos do pré-pandemia, sendo acelerados pelo novo normal. Ações geradas pela pandemia, como cuidados com a saúde dos clientes e intensificação do marketing e das vendas por meio de canais digitais, não foram apresentados como as principais “dores” dos varejistas na pesquisa realizada pela Friedman.

Quando questionados sobre o principal desafio desse momento, 70% dos respondentes apontou o desenvolvimento dos vendedores para prestar um melhor atendimento e realizar vendas. O maior desafio do varejo continua a ser a qualificação e o desenvolvimento de pessoas, especialmente no que está relacionado ao atendimento ao cliente e à gestão de resultados.

Os resultados do time de vendas são uma combinação de seus conhecimentos e sua atuação durante o atendimento ao cliente. O gestor que escolher analisar apenas os números e não olhar para as pessoas não conseguirá obter os resultados que deseja.

Como qualquer processo de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de pessoas no varejo precisa ser diário e contínuo. E, de acordo com os princípios da andragogia (processo de aprendizado de adultos), profissionais do varejo também aprendem com base em suas próprias experiências. Líderes de varejo precisam incorporar o desenvolvimento de suas equipes às suas rotinas de forma orgânica e natural, mas pautadas em procedimentos claros para garantir maior produtividade.

O ano de 2020 não foi um ano fácil para o varejo, da mesma forma como não foi fácil para milhares de pessoas em todo o mundo. Mesmo com todas as pedras no caminho, o varejo está se recuperando a toda a velocidade. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio – PMC, realizada pelo o IBGE, o varejo bateu recorde de crescimento em agosto desse ano, com a quarta alta mensal consecutiva.

O mês de abril de 2020 apresentou a maior queda em volume de vendas deste ano, apesar de o cenário no e-commerce ter sido diferente, representando vendas equivalentes a quatro semanas de Black Friday. Um patamar em baixa em volume de vendas muito similar ao de abril de 2010.  Entretanto, a retomada de crescimento deste ano está muito mais acelerada, quando comparada ao cenário de recuperação pós-crise de dez anos atrás, demonstrando maior desenvolvimento do mercado atual.

Seja em período de queda ou crescimento em vendas, as principais dores do varejo continuam a ser:

  • Realizar melhores vendas, com um atendimento que encante o consumidor;
  • Manter um relacionamento de longo prazo com o cliente, mesmo após a compra, quando ele estiver fora do ambiente da loja.

Esses são fatores decisivos que vão levar o cliente a escolher a loja A em vez da loja B sempre que precisar tomar uma decisão de compra.

As expectativas para as vendas de Black e das festas de fim de ano em 2020 são as melhores possíveis. Espera-se que o volume de vendas continue crescendo e que possíveis novos recordes venham junto, com o fechamento de ano positivo. Para aproveitar ao máximo o potencial de vendas que está sendo gerado pelo mercado, é preciso estar preparado e ter um time pronto para atender às expectativas e demandas geradas pelo consumidor.

Roberta Andrade é gerente de Projetos da Friedman.

Imagem: Reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: ClientescomportamentocomprasconsumidorconsumocrescimentodigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciamercadoonlineprodutostecnologiavarejovendas
Postagem anterior

Foco na eficiência: 6 dicas para melhorar a gestão de documentos digitais na sua empresa

Próxima Postagem

Confiança na indústria tem maior nível desde 2011, aponta FGV

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade é responsável pela criação de soluções e condução de projetos para varejistas e prestadoras de serviços na Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento.

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil
Destaque do dia

Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Coca-Cola Brasil chegam a acordo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Confiança na indústria tem maior nível desde 2011, aponta FGV

Confiança na indústria tem maior nível desde 2011, aponta FGV

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: