Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Viagens de negócios e eventos ganham novas formas no pós-pandemia

Executivos de multinacionais contam o que tem ocorrido fora do Brasil e deve ser tendência também aqui

Aiana Freitas de Aiana Freitas
2 de agosto de 2021
no Destaque do dia, Economia, Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Viagens de negócios e eventos ganham novas formas no pós-pandemia

As viagens de negócios e os eventos corporativos ganham novos contornos mundo afora, à medida que a vacinação contra a Covid-19 avança e a quantidade de contágios e mortes diminui. Em países da Europa e nos Estados Unidos, a retomada ocorre de maneira gradual e as decisões são muito mais planejadas agora, tendências que devem ser observadas aqui no Brasil nos próximos meses.

“Nos Estados Unidos, desde o início da vacinação, em janeiro de 2021, o crescimento das viagens tem sido constante. Os EUA já alcançaram uma ocupação maior do que a de outubro de 2019. Hoje, mais de 75% dos hotéis estão em um patamar de ocupação acima de 60%”, conta Fernando Bacalá, diretor de Vendas no Hilton SP Morumbi, citando dados que englobam não apenas a rede que ele representa, mas também as concorrentes.

Bacalá destaca que boa parte da recuperação norte-americana, assim como da europeia, é baseada sobretudo no mercado doméstico. Nesse sentido, esses países têm um diferencial importante com relação ao Brasil, uma vez que contam com malhas aéreas e viárias bem estabelecidas. “Nos EUA, a partir do momento em que houve carta branca para os negócios voltarem, cidades grandes, como Miami, Nova York e Chicago, viram a demanda dobrar.”

Motivos, objetivos e benefícios

A política das empresas para enviar executivos em viagens de negócios, como não poderia deixar de ser, está mais rigorosa. “A gente precisa estar onde o cliente precisa que a gente esteja. Desde que retomamos as viagens, elas são, na maioria dos casos, para localidades em que o cliente tem uma unidade fabril, uma planta”, explica o Latin America Travel Manager da Accenture, Ronaldo Linares. “O viajante é aquele que tem a ver com uma necessidade específica do cliente, que precisa dar orientações para a implantação de sistemas e de projetos, ou seja, temas que requerem especialistas técnicos ou gerentes operacionais in loco.”

Para ele, a tendência é de que haja, a partir de agora, uma avaliação melhor dos motivos, objetivos e benefícios de se fazer viagens de negócios. “Havia uma certa banalização sobre a necessidade de viajar, especialmente quando se falava na ligação entre as principais cidades. Isso vai ser reavaliado. O mercado não vai acabar, mas haverá uma equalização para que ele seja recolocado no tamanho que deveria ser, para que possa crescer de forma mais sustentável e gradual.”

Linares também acredita que os modelos híbridos de eventos, que unem momentos presenciais e virtuais, vieram para ficar. “Os organizadores de eventos vão ter de usar a criatividade e agregar mais valor, mais experiência, para torná-los interessantes aos participantes, não por causa do conteúdo, mas por causa de tudo o que permeia o evento.”

Atualmente, 90% das viagens de negócios de outra multinacional, a Unilever, são domésticas, afirma o Head Latam Travel Vinicius Luz. Ainda assim, a empresa segue critérios rigorosos para planejá-las. “No caso das viagens internacionais, são necessárias cinco aprovações internas”, conta. Luz também prevê que os eventos corporativos reformatados serão para quantidades menores de pessoas – a maioria vai acompanhar tudo do computador.

Os executivos participaram do webinar “Portas abertas: a realidade por trás da bola de cristal – A hotelaria internacional na retomada”, promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) em parceria com a plataforma Mercado&Consumo. “A gente estava no piloto automático. Por tudo ou por nada, emitia-se um bilhete para ir para Belo Horizonte ou para o Rio de Janeiro. Hoje, para fazer algumas reuniões, a internet é suficiente. Essa é uma preocupação que o setor tem de ter”, destacou o presidente-executivo do FOHB, Orlando de Souza.

O webinar completo pode ser conferido a seguir.

Trilhas do conhecimento

O webinar fez parte da série “Trilhas de Conhecimento”, que vem sendo realizada em duas etapas: a primeira, seis encontros online no período de abril a setembro, disponibilizados também em formato de podcasts e reportagens. A segunda será o III Fórum Nacional da Hotelaria, no modelo de evento híbrido, em 18 de novembro.

O primeiro webinar, “A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil”, foi realizado no mês de abril, e contou com a participação do sócio-diretor da HotelInvest, Pedro Cypriano, que apresentou as conclusões da 15ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, realizado pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

No segundo, “Bleisure, nomadismo virtual e viagens-revanche: você está preparado para o turismo pós-vacina?”, em maio, o foco foi o novo comportamento do viajante de lazer e de negócios. As tendências foram detalhadas por Carol Haro, fundadora e sócia-diretora da Mapie.

O terceiro, cujo tema foi “Superapp e social commerce: quais suas armas contra a guerra tarifária?”, foi realizado em junho. Executivos de Rappi Travel e da P2D falaram das inovações digitais para atrair público e otimizar inúmeros serviços de distribuição de viagens no setor.

Os encontro completos podem ser conferidos no canal do FOHB no YouTube e um resumo dos principais momentos pode ser acompanhado nos canais de podcast da Mercado&Consumo.

Os eventos do FOHB contam com os mantenedores Grupo R1, Elo, CVC Corp, Equipotel, Omnibees e Vega IT, além dos patrocinadores CNC, Novotel Morumbi e RCI e dos apoiadores ABIH, Adibra, BLTA, FBHA, Resorts Brasil, Sindepat e Unedestinos.

Imagem: Envato 

Postagem anterior

Subway anuncia William Giudici como diretor para o Brasil e Cone Sul

Próxima Postagem

Balança comercial tem superávit de US$ 7,395 bilhões em julho

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Balança comercial tem superávit de US$ 7,395 bilhões em julho

Balança comercial tem superávit de US$ 7,395 bilhões em julho

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.